BrassUka mostra um quinteto de metais
irreverente e divertido

Concerto O Mundo Metal circula por São Paulo
            A família dos metais costuma despertar atenção por onde passa: trompete, trompa, trombone e tuba impõem sua presença tanto em grandes orquestras quanto em formações camerísticas. O que não é muito comum de se ver, no entanto, é um espetáculo leve e divertido com um quinteto de metais, até mesmo com envolvimento da plateia durante a apresentação. Pois é justamente assim o espetáculo O Mundo Metal, do irreverente grupo BrassUka (www.brassuka.com.br), que irá circular por cinco teatros da Prefeitura de São Paulo entre os meses de março e abril (veja programação abaixo).
         Fundado em abril de 2011, em São Paulo, o grupo já realizou mais de 300 concertos para diferentes plateias nacionais e internacionais. Para quem imagina que se trata de uma formação sonora agressiva aos ouvidos, os rapazes do BrassUka tratam logo de desmistificar essa ideia. "Um quinteto de metais também é capaz de demonstrar muita sutileza e sensibilidade, surpreendendo boa parte da plateia", comenta o trompetista Pedro Santos, ao lado dos amigos "de longa data" Moisés Américo (trompete), Eder Tavares (trompa), Agnaldo Gonçalves (trombone) e Marcos Gomes Tudeia (tuba). O repertório é composto por obras de diversos períodos da música ocidental, desde as mais tradicionais até compositores contemporâneos. O toque de humor permeia todo o espetáculo.
         Em paralelo aos concertos, os músicos do BrassUka farão palestras de meia hora para contar uma pouco sobre os instrumentos de metais, sua evolução na história da música e discorrer sobre alguns importantes compositores. O projeto é realizado com o suporte do Edital de Apoio à Criação Artística - Linguagem Música - da Secretaria Municipal de Cultura.

AGENDA
30 de março
Encontro de Sopros da Escola Municipal de Música

10h - Palestra
11h - Concerto
Sala do conservatório - Praça das Artes.
Avenida São João, 281 – Centro
Tel.: 4571-0465
Entrada franca
 

04 de Abril
Centro Cultural Olido

19h - Concerto
20h - Palestra
Sala Olido
Avenida São João, 473 – Centro
Tel.: 2899-7370
Entrada franca

13 de Abril
Teatro Flávio Império

15h - Palestra
16h - Concerto
Rua Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaíba
Tel.: 2621-2719
Entrada franca

17 de Abril
Centro Cultural da Penha

14h - Concerto
15h - Palestra
Teatro Martins Penna
Largo do Rosário, 20 – Penha de Franca
Tel.: 2295-0401
Entrada franca

27 de Abril
Centro Cultural Tendal da Lapa

16h - Palestra
17h - Concerto
Espaço Circo
Rua Constança, 72 – Lapa
Tel.: 3862-1837
Entrada franca