Festa do Rosário 2010
uma das mais belas manifestações culturais da nossa cidade

Em mais um ano consecutivo, a Penha se prepara para receber as comemorações da Festa do Rosário, que acontece durante todo mês de junho. O mais interessante desta festa é a importância que ela tem, não só para o bairro mais para nos mesmos.
Na Penha, temos a Padroeira da Cidade de São Paulo, Nossa Senhora da Penha, junto com a Igreja do Rosário e São Benedito, uma das únicas do pais que ainda se mantém fiel ao que era quando foi construída pela Irmandade dos Homens de Preto, há 208 anos, e que apesar de todas as tentativas anteriores de apagar a fé ainda tem muitos seguidores.
A Festa do Rosário representa o resgate e valorização da formação da cultura do povo brasileiro, através da mistura das muitas origens, em especial dos componentes da cultura afro-descendente.
Todos os eventos que acontecem na festa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, incluindo as manifestações religiosas, ligadas diretamente a Igreja do Largo do Rosário é um importante patrimônio histórico de nosso bairro, datado de 1802, são manifestações culturais de origem afro, que já estão integradas de alguma forma, ao povo brasileiro.
A tradição da festa vem desde o período colonial quando da expansão européia, os Portugueses iniciam a conquista da África, focando a parte central, conhecida na época como Congo, uma grande federação de vários pequenos reinos, e consegue converter ao catolicismo o seu rei, conhecido como Rei do Congo, uma das figuras mais importantes daquele contexto histórico.
A conversão do Rei do Congo gera grandes benefícios políticos para os colonizadores e passa a ser utilizada como um dos grandes pilares de propaganda da expansão portuguesa. Ao trazer para o Brasil essa figura, que foi associada à existência das irmandades, grupos de pessoas leigas, que eram associados e autorizados pelo Clero para tomarem conta das igrejas, criou-se a tradição das festas.
Na festa a imagem dos Reis é uma alusão a figura e a representatividade do Rei do Congo, e transforma os reis da festa nos organizadores e realizadores de toda a festividade, durante o ano todo. Os Reis, como o do Congo, tem sua corte, as congadas, que passam a ter um papel cultural importante fazendo o cortejo dos reis durante toda a festa.
Além das congadas, também há a figura das Companhias e Marujadas, que simbolizam os exércitos dos Reis. Na nossa festa a coroação dos Reis de cada ano, tem sido feita pela Companhia de Moçambique e nesse ano pela Marujada Nossa Senhora do Rosário de Vila Lavinia, de Mogi das Cruzes.
Independente de sua religião, quem nunca participou das comemorações, essa é uma ótima oportunidade para contemplar esta festa tão bonita, em que nosso bairro recebe todos os anos.

Confira a agenda da Festa do Rosário:

Todas as segundas e quintas-feiras, às 11:30 horas: missa celebrada pelo Padre Silvio Pilon e, em seguida, terço rezado.

Dia 1º. (terça-feira), às 18 horas: Levantamento do mastro, no Largo do Rosário, sob a coordenação da congada da paróquia Jesus Adolescente de Vila Dalila.
Dia 8 (terça-feira), às 18:30 horas: Terço cantado, com animação do Coral “Luar do  Sertão” e do Toninho de Jesus.
Dia 12 (sábado), das 9:00 às 17:00 horas: Arraial no Largo, concurso de quadrilhas, participação da Rede Social SENAC, sob a coordenação do Movimento Cultural Penha.
Dia 18 (sexta-feira), 20:00 horas: Homenagens às Personalidades Negras em dependências do Clube Esportivo da Penha, evento coordenado pela CONE e Pólo Cultural Penha.
Dia 19 (sábado), às 10:00: Missa Conga no interior da Igreja do Rosário, celebrada pelo Padre Henúbio da paróquia Jesus Adolescente e animada pela Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário do bairro Alto de Pinheiros, de Belo Horizonte-MG.
 a partir das 14 horas: Show no Largo do Rosário, coordenado pela CONE.
Dia 20 (domingo), a partir das 8 horas da manhã: recepção dos convidados e café servido no Salão da Basílica de Nossa Senhora da Penha.
 9:30 horas: Saída da procissão de frente da Basílica rumo ao Largo do Rosário.
 10:00 horas: “A mesa está pronta, o Senhor já nos chamou!” – Missa campal com elementos da cultura afro-brasileira – celebrante: Padre Deoclécio da Paróquia de Nossa Senhora do Socorro, de Mogi das Cruzes.
 12:00 horas: Passagem das coroas dos reis de 2010 para os de 2011.
 12:30 horas: almoço e apresentações das congadas no Largo.
 15:30 horas: Transmissão do Jogo entre Brasil e Costa do Marfim, através de um telão no Largo do Rosário.
 17:30 horas: Agradecimentos aos presentes e convidados e convite para a Festa de 2011.
Dia 25 (sexta-feira), às 18:30: Missa Sertaneja com animação do Coral “Luar do Sertão” e do Toninho de Jesus.
Dia 26 (sábado), às 19 horas: Apresentação da Orquestra de cordas “Sociedade Pró Música Sacra de São Paulo e Coral “Madrigal Cantarte”.
Dia 30 (quarta-feira), às 18:30: Terço Cantado animado pelo coral “Luar do Sertão” e, em seguida, Retirada do Mastro acompanhado pela Congada da paróquia Jesus Adolescente.
Nos sábados e domingos do mês de junho, a Igreja ficará aberta à visitação das 9:00 às 17:00 horas.
Nesse mesmo período, a fotógrafa Regina Santos, estará expondo no interior da igreja um conjunto de fotos com o tema: “Quando Rosário Reina”.