TERCEIRO SETOR

Shopping Penha abre espaço gratuito para ONGs
Entidades podem divulgar trabalhos e comercializar produtos
Desempenhar um papel social e abrir oportunidades para que Organizações Não Governamentais (ONGs) possam divulgar seus trabalhos é objetivo do Shopping Penha, que promove desde 2007, o Balcão da Cidadania.

A proposta do projeto, criado pelo Centro de Voluntariado, é oferecer gratuitamente a entidades de São Paulo, espaços de visibilidade. A cada semana, o shopping disponibiliza o Balcão para uma instituição diferente. No mês de abril, as entidades Unibes, Clube das Mães, Abrigo Bezerra de Menezes e Aadvat estarão no shopping.

De acordo com a gerente de marketing do Shopping Penha, Sabrina Palma Sartori, o estabelecimento possibilitará que as entidades participantes tenham contato com o fluxo de clientes, permitindo sua divulgação junto à sociedade. No Balcão da Cidadania, essas ONGs poderão captar recursos humanos, materiais e financeiros, acrescenta Sabrina.

O Balcão da Cidadania funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h no piso térreo, próximo ao elevador B.

31 de março a 6 de abril: Unibes
(comercialização de embalagens para presentes, álbuns e nécessaires)

A Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) data de 1915 e atende 7.000 pessoas anualmente, atuando nas áreas de educação, cidadania, geração de renda, centro de convivência, farmácia e promoção humana. 

Todos os produtos são desenvolvidos por jovens estagiários em fase de capacitação profissional, sempre com a preocupação em respeitar o meio ambiente.

Mais informações:  www.unibes.org.br

7 a 13 de abril: Clube de Mães
(comercialização de bolsas feitas com retalhos de tecidos, panos de prato pintados a mão, bijuterias de botões, pufe de garrafas PETs)
A Oficina Profissionalizante Clube de Mães do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversos trabalhos na área social e educacional desde 1993.
Presente nas ruas, favelas, cortiços, o Clube de Mães do Brasil conta atualmente com três núcleos: Avenida São João, na capital, e nos municípios de Poá e Cachoeira Paulista.
Sua missão é ensinar aos jovens e adultos, de ambos os sexos, uma profissão, para que dela possa tirar seu próprio sustento e construir uma nova vida. Entre os projetos da instituição está o Mãos que Fazem e desenvolvido com egressos do Sistema Penitenciário e ex-integrantes da Febem, proporcionando aos participantes condições de resociabilização, aprendizado de um ofício na confecção de artesanato e atendimento psicológico. 

Mais informações: www.clubedemaes.org.br

14 a 20 de abril: Abrigo Bezerra de Menezes
(comercialização de panos de prato, toalhas e caminho de mesa de crochê e bordados, bonecas de pano, porta-canetas, imãs de geladeira) 

Criado pelo Centro Espírita Bezerra de Menezes em 1941, o abrigo possui, atualmente, três unidades: Bezerra de Menezes (Matriz) no bairro Penha; Meimei em São Miguel Paulista; José Bacelar em Itaquaquecetuba, além de uma unidade especial de terapia e lazer na Praia Grande.
A associação ampara, gratuitamente, mais de 200 idosos e inválidos de ambos os sexos, presta assistência a mais de 200 de crianças nas creches que possui em duas de suas unidades e também estende o auxílio a famílias carentes por meio de seu Departamento de Assistência Social.
Graças à ajuda intensiva da população, os abrigados da associação são assistidos nas mais diversas necessidades, tais como cuidados ambientais, alimentares, de repouso, higiene, lazer e criterioso atendimento médico, de enfermagem, odontológico, fisioterápico, psicológico e espiritual.

Mais informações: www.abrigobezmenezes.org.br

21 a 27 de abril: Aadvat

A AADVAT (Associação de Assistência ao Deficiente Visual do Alto Tietê), entidade civil, sem fins lucrativos, constituída em 1998, promove a inclusão do deficiente visual (cegueira total e baixa visão) na sociedade, visando sua (re) habilitação e (re)integração na área social, no trabalho, no esporte, na arte, na cultura e na família, atende crianças (a partir de 6 meses), adolescentes e adultos.
A Associação proporciona o acesso a equipamentos e recursos que facilitam a vida da pessoa com deficiência visual; orienta e apóia às famílias em sua participação no processo de educação de seu filho; oferece atividades para a inclusão e o lazer das pessoas portadoras de deficiência visual e seus familiares.

Mais informações: 11 4735-2842

Sobre o Shopping Penha

O Shopping Penha (www.shoppingpenha.com.br) é o primeiro empreendimento do setor a conquistar a ISO 14001 na cidade de São Paulo e, em 2008, tornou-se o primeiro shopping no Brasil e na Europa a ser certificado na área de gestão de Segurança e Saúde, de acordo com a norma 18001 do OHSAS (Sistema de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional). Com quatro pisos, o empreendimento tem 220 lojas, sendo seis âncoras (Supermercado Sonda, C e A, Marisa e Família, Lojas Americanas, Kalunga e Magazine Luiza), oito salas de cinema do grupo Moviecom, alameda de serviços, centro de lazer e 22 lojas fast food. De segunda à quinta-feira o Shopping Penha, situado na área principal e central do bairro, proporciona aos seus clientes atividades de alongamento, caminhadas e dança de salão, por meio do projeto Bom Dia Shopping Penha. O empreendimento fica aberto de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Rua Dr. João Ribeiro, 304, no bairro da Penha. Telefone: 2095.8222.