FOTOS

Recuperação do Quartel do Parque Dom Pedro II

O governador Geraldo Alckmin anunciou o projeto de recuperação do Quartel do Parque Dom Pedro II. O local será transformado em um grande complexo cultural com cerca de 15 mil m², abrigando o Museu Histórico da Polícia Militar e uma Fábrica de Cultura. A reforma faz parte dos planos do Estado de criar um circuito cultural no bairro. 

O projeto de recuperação do Quartel será realizado conjuntamente pelas Secretarias de Segurança Pública - proprietária do imóvel - e da Cultura, responsável por orientar e acompanhar a elaboração dos projetos e a implantação do museu e da Fábrica de Cultura. 

O Governo estima investir R$ 49 milhões considerando projetos, obra de restauro e implantação do museu e da Fábrica de Cultura, e com prazo de conclusão indicado para setembro de 2014. 

A primeira planta desse terreno data de 1765, quando existia no local a chamada Chácara do Fonseca, período em que foi construído o primeiro corpo da edificação principal, em taipa de pilão, tabique e pau-a-pique. A partir de 1905, a edificação foi adaptada para receber o quartel e o almoxarifado da Força Pública. Pertenceu, então, ao Exército e abrigou o 2º Batalhão de Guardas até 1992, quando foi transferido para a Polícia Militar de São Paulo. 

Tombado pelo Condephaat desde 1981, o espaço agora ganha função cultural ao sediar o Museu Histórico da Polícia Militar, com documentos, veículos e objetos históricos, além de recursos interativos que apresentam a trajetória da corporação no Estado para garantir a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana.

 

Voltar