FOTOS

Novo Centro Cultural Penha

As obras no prédio da Casa de Cultura da Penha começaram no início do mês, e há grande expectativa dos moradores para conhecer o resultado final. A transformação do espaço em Centro Cultural vai mudar a cara do bairro e oferecer uma infra-estrutura inédita em nossa região.

O prédio de três andares terá a fachada renovada, o que esteticamente tornará o ambiente mais atraente e agradável. Outra novidade é a reforma interna, feita a partir de conceitos modernos como a acessibilidade. Serão instalados os tão sonhados elevadores, reivindicação antiga da comunidade, e banheiros especiais para deficientes. Também haverá reparos no piso e no teto, serão instalados uma biblioteca e um tele centro, e o teatro Martins Pena será totalmente reformado.

O Secretário Municipal de Cultura, Carlos Calil, fez questão de comparecer pessoalmente para anunciar a boa nova. "O que pretendemos é criar um sentimento de pertencimento do novo Centro Cultural, como temos na unidade Paraíso", disse ele, lembrando que as instalações vão comportar também estúdios para criação de videos-documentários e produções musicais.

O mais importante do projeto, porém, não se resume à nova estrutura física. O Centro Cultural será um espaço de convívio da comunidade e concentrará suas iniciativas culturais. Como bem observou Gilberto Natalini, vereador que ajudou a lutar pela transformação, "a Penha é uma região que ainda conta com poucos espaços de difusão artística como esse".

O Centro Cultural será um incentivo à produção cultural em diversas áreas. Lá serão realizados cursos, palestras e apresentações gratuitamente. Essa dinâmica promoverá, em um primeiro momento, o contato da população com diversas expressões artísticas tais como música, dança, teatro, literatura produções musicais e de vídeo, despertando interesse principalmente para cada uma delas. "Com o tempo, será possível formar cidadãos que valorizem a cultura e dediquem parte do seu tempo a ela", elogia o psicólogo José Morelli, um dos grandes incentivadores da cultura na Zona Leste.

"Outra questão importante é a valorização da memória regional", destaca Maria Aparecida Costa, coordenadora de Cultura da região. A Penha é um dos bairros mais antigos, mas muito da sua história pode acabar se perdendo se não for preservado. "E o Centro Cultural também contribuirá no sentido de resgatar esse conceito", destacou o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Calil.

O vereador Natalini acredita muito no projeto e sabe que a comunidade só tem a ganhar, "Batalhamos muitos anos por isso e essa conquista é importantíssima", diz ele. O seu empenho e articulação conseguiram que uma emenda de R$ 500 mil, fosse liberada para custear o início das obras. Calcula-se que, no total, serão investidos R$1,6 milhão no novo Centro Cultural da Penha.

Na apresentação de como será o novo Centro Cultural da Penha, o secretário de Cultura Carlos Calil e o subprefieto da Penha, Cassio Loschiavo anunciaram também a reforma completa do teatro Flávio Império, no Cangaíba. "Há cinco anos estamos batalhando por essa conquista", comemorou o vereador Gilberto Natalini


 

Voltar