FOTOS

Elsa Schiaparelli
Por Renata Startari
 
 

Criada por família culta e abastada, Elsa nasceu em Roma em 1890 e teve o privilégio de estudar. Porém, devido aos costumes da época, foi-lhe negada à possibilidade de aperfeiçoar um ofício. . Por fim, Elsa resolveu tomar rumo na carreira de Filosofia, anos depois de ter a oportunidade negada, e desenvolveu junto uma grande paixão por poesias. Ela apreciava diversas atividades, entre elas: Teatro, Música, Arte e futuristas radicais
Elsa conhece seu primeiro marido em Londres, o conde William de Wendt de Kerlor, com 23 anos, e com ele tem sua única filha: Yvonne Gogo. O casal viaja para os Estados Unidos por motivos indeterminados e poucos meses depois acabam por se separar. Sua carreira inicia-se nos Estados Unidos com sua grande amizade com Paul Poiret, um maiores estilistas da época.
 
O criador a conhece após surpreendê-la vestindo um casaco de veludo com riscas vivas em uma boutique americana, os dois iniciam uma conversa. Diante dele, Elsa lhe conta a que não teria dinheiro para comprar o casaco que havia experimentado, Poiret por considerá-la nobre para vestir tal casaco a presenteia com a peça. A partir deste breve encontro, Elsa se sente confiante e feliz pelo reconhecimento de seu talento para moda.
 
Em 1933, Elsa inicia suas coleções de alta costura, com um vestido longo, justo e de crepe de China, completado por uma casaca de um fraque, cujas abas se cruzavam nas costas.
Desde então, sua Moda explode e torna-se um grande sucesso da Moda. Consumidoras de Chanel e Patou passam a comprar em sua grife, para grande aborrecimento das duas concorrentes.
 
Elsa é responsável por incorporar arte em suas criações de Moda, conhecida pelo mundo inteiro, levou o Surrealismo (movimento iniciado nos anos 20 que se aprofundava em expressar os sonhos e o inconsciente) a suas peças, através de elementos normais do cotidiano. Seus temas sempre envolviam estéticas divertidas, como: circo, música, Astrologia, Cash and Carry etc. Não há quem não se lembre do sapato que se transformava em um chapéu ao dobrar para cima, o vestido de lagosta ou até mesmos suas luvas douradas estampadas com unhas vermelhas.
 
Mas o que muitas desconhecem sobre Elsa, é que ela foi pioneira em usar tecidos sintéticos e aviamentos em suas peças, utilizando-as como decoração, uma de suas especialidades eram zíperes. Sua criatividade definitivamente era sem fim, chegou a desenvolver vestidos de celofane e utilizar aspirinas para confeccionar colares.
 
Vale à pena lembrar também que Shiap trabalhou com renomados artistas surrealistas, tais como Salvador Dali, Van Dongen, Vertes e Christian Bérard, todos a ajudaram a criar uma alta costura com caráter imaginário, humorístico, criativo e anti-lógico, transformavam o impossível no possível, exatamente o que o surrealismo queria passar ao mundo.
 
Sua maior criação e marca registrada de sua grife foi à criação da cor Rosa Shocking, que foi utilizada para roupas, batons, embrulhos e até mesmo seu perfume. Aposentou-se em 1954, desde então é lembrada por revolucionar a moda com idéias incríveis que para simples "mortais" poderia ser considerado inimaginável, mas extraordinário.
 
 
PROJETO "Elementos de Elsa"
Por Renata Startari
 
Os Alunos da Faculdade Paulista de Artes sob a orientação da professora Patrícia Moratore, desenvolveram o projeto "Elementos de Elsa" em homenagem a artista, apresentando criações inspiradas na estilista dos anos 30, Elsa Schiaparelli.
 
Ocorreu no dia 11 de novembro a apresentação das peças na escadaria da Gazeta Paulista. A apresentação teve duração do 12:00 às 19:00. O evento contou com uma decoração Rosa Shocking que fez jus ao tema e também com alguns modelos vivos. Drag Queens interagiram com os visitantes e pedestres criando o clima divertido que Schiaparelli sempre prezou.
 
No dia 22/11 foi a vez da exposição na Casa de Cultura da Penha receber a Faculdade Paulista de Artes. A Casa de Cultura da Penha, entidade municipal localizada no Largo do Rosário, 20 – 3ºandar – Penha, é responsável por difundir diversos aspectos culturais de Moda, arte, teatro, música e muitos outros pela região.
 
O estabelecimento cultural iniciou a exposição com as criações dos alunos no dia 22/11 e ficará até o dia 22/12. Os estudantes mostram inovação e originalidade em suas peças através de estampas originais, cortes diferenciados, volumes, aviamentos, características surrealistas e até mesmo em acessórios com materiais alternativos. A cartela de cores das criações varia do Rosa Shocking, dourado, preto, branco e vermelho.
 
Encontramos na exposição temas como a famosa lagosta de Elsa, zíperes como enfeites, trançados que se assemelhavam com colunas vertebrais, roupas funcionais e muito mais, sempre lembrando de que os alunos recriaram peças inspirando-se na vida de Elsa, suas obras e o surrealismo.
 
Portanto, não deixe de conferir estas criações que retratam o mundo mágico de Elsa Shiaparelli! Afinal o que seria da moda sem o maravilhoso Rosa Shocking?
 
Quer saber mais sobre Elsa Schiaparelli?
 
 - SEELING, Charlotte – Shocking Elsa. O século dos estilistas: 1990-1999. Editora Könemann. 2000; 1ºed 143 – 157.
 

 


 

Voltar