FOTOS

Sucos no verão ajudam a emagrecer ou engordar?

Para saber se sucos ajudam a emagrecer ou engordar, é importante conhecer melhor os tipos de sucos que existem e escolher aquele que traz benefícios à saúde. Apesar de similares, há muita diferença entre suco de frutas natural, polpa de frutas, néctar e refresco, tanto na definição quanto na composição e nos efeitos que causam ao corpo.

O certo é prestar atenção ao tipo de suco e na quantidade ingerida em todas as estações do ano. Como no verão o consumo é maior, logo a preocupação também deve ser maior. 

Nas prateleiras dos supermercados existe uma variedade enorme de sucos de fruta prontos para beber, quer seja integral concentrado, polpa, néctar ou refresco e são todos conhecidos como sucos industrializados, diferente dos sucos naturais preparados a partir da fruta natural sem adição de qualquer substância.
Suco é mais concentrado, integral, natural, com 100 % de fruta. O ideal seria beber sem acrescentar açúcar. Se for industrializado pode conter açúcar (10 g açúcar para cada 100 ml do suco).

Os sucos preparados com polpa de frutas contêm em torno de 35% de fruta, enquanto que o néctar contém de 20 a 30% de fruta. Já nos refrescos contêm de 2 a 10% de fruta, e não são obrigados a conter fruta in natura. E, neste caso, devem possuir a expressão “artificial”.

O Ministério da Agricultura brasileiro obriga os fabricantes a registrarem no rótulo se a bebida é suco integral (com ou sem adição de açúcar), polpa, néctar ou refresco e sua composição. No rótulo nutricional preste atenção na quantidade de açucares. Esses fazem engordar. Cada copo pode conter 20g de açúcar. Faça as contas: se beber 3 copos/dia, no final do mês terá ingerido 1,8 quilo de puro açúcar.

O consumo diário de sucos industrializados com açúcar irá fazer o corpo ganhar peso e facilitar o aumento das triglicérides no sangue. Pessoas obesas, diabéticas, com triglicérides alta, gestantes e crianças menores de 10 anos devem evitar o consumo desses produtos.

Quando pensar em sucos para emagrecer, diminuir o colesterol, desintoxicar o corpo, oferecer antioxidantes, então, deve se pensar apenas em sucos de fruta natural, recém-preparado, coado ou não e sem adição de açúcar. Pode-se preparar com uma ou mais frutas e acrescentar outros vegetais, como berinjela, couve, salsinha, gengibre ou chia, entre outros. Os benefícios são imensos.

O consumo diário de frutas é essencial para que o corpo receba uma variedade de vitaminas, fitoquímicos, antioxidantes, fibras e, desta forma, manter o equilíbrio entre os nutrientes e suas funções que, dentre elas, está o controle da fome e do peso. 

A ideia é otimizar os benefícios para a sua saúde e para o controle de peso. Assim, procure variar as frutas, escolhendo cores diferentes, e beba o suco em horários diferentes.

Esse consumo pode ser na forma de suco ou mesmo comer a fruta propriamente dita. Mas deve-se respeitar a quantidade ideal para que tudo funcione bem.

Consumir de três a cinco porções diárias bastam para atender todas as necessidades. Os excessos de vitaminas acabam sendo eliminados pela urina e as calorias ficam armazenadas, o que pode até significar ganho de peso.

Cuidado: sucos de frutas podem ajudar a emagrecer, mas os excessos engordam! Saiba que uma porção equivale a mais ou menos 100g da fruta (exceto o abacate).
Aproveite o verão emagrecendo!

Edina Aparecida Tramarin Trovões • Nutricionista CRN3-1579 • edina.trovoes@terra.com.br


 

Voltar