FOTOS

Carnaval 2014 agita o sambódromo e toda a cidade de São Paulo
por Arilton Batista

O Brasil é o país do samba. É o que fala o ditado popular. Apesar do clichê, é inegável que somos o país que melhor representa esse gênero musical e que promovemos uma das maiores e mais consagradas intervenções populares, o carnaval, que é justamente representado pela música, pelas cores, pela agitação e por uma característica típica dos brasileiros, a hospitalidade. E são nas cidades do Rio de Janeiro e em São Paulo que ocorrem os principais desfiles de escolas de samba do país. No quesito carnaval de rua, outros estados e cidades também são referência, como Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Salvador (BA), entre outras.

Os desfiles da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, a LigaSP, ocorrerão, como de costume, no Sambódromo do Anhembi e terão a seguinte ordem de apresentações das entidades: dia 28 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 23h, desfilam Leandro de Itaquera, Rosas de Ouro, X-9 Paulistana, Dragões da Real, Acadêmicos do Tucuruvi, Vai-Vai e Tom Maior; dia 1º de março, a partir das 22h30, saem Pérola Negra, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé e Nenê de Vila Matilde, que vem forte e cheia de esperanças em 2014.

Segundo o Diretor Geral de Harmonia da Nenê, Márcio Talles, a escola, além de trabalhar fortemente para estar entre as campeãs deste ano, vem se empenhando para se manter em constante evolução, de acordo com os aspectos de modernização pelos quais o Carnaval vem atravessando. “A Nenê de Vila Matilde este ano vem fazendo um trabalho para superar as expectativas. Portanto, a comunidade pode esperar um desfile maravilhoso, que vai nos levar de volta para o desfile das campeãs. Estamos trabalhando arduamente para isso, na intenção de acompanhar a modernização do Carnaval, que hoje exige muito conhecimento técnico, além de tudo que já possuímos, como o chão, o canto e a garra de nosso povo”, comenta Talles.

Levando para a avenida o tema “Poder, fé e devoção São Jorge Guerreiro”, a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé também vem para o Carnaval de 2014 com a proposta de se manter bem aos olhos do público e da crítica. “A Acadêmicos do Tatuapé tem procurado fazer, a cada ano, o melhor carnaval de sua história. E esperamos que este ano não seja diferente. O projeto é ousado e a comunidade pode esperar o mesmo que vem acontecendo nos últimos anos, uma escola de samba que supera as adversidades e tem surpreendido nos resultados. Nada menos que o título nos interessa”, confirma o publicitário Raphy Karamekian, 33, assessor de imprensa da escola.

Organizado pela Uesp – União das Escolas de Samba Paulistana, os desfiles dos Grupos 1, 2, 3, 4 e dos Blocos Especiais do Carnaval de São Paulo acontecerão nos dias 01,02 e 03 de março em pontos tradicionais e específicos da cidade. Destes, o único que se apresenta no Sambódromo do Anhembi é o Grupo 1, formado pelas escolas Tradição Albertinense, Amizade Zona Leste, Independente, Unidos de São Lucas, Camisa 12, Imperial, Dom Bosco, Torcida Jovem, Unidos de Santa Bárbara, Uirapuru da Mooca, Prova de Fogo e Unidos de São Miguel. Essas entidades desfilam a partir das 19h10, do dia 3 de março. Os demais grupos terão as apresentações divididas entre o Parque da Luz, a Avenida Eliseu de Almeida (Butantã) e a Avenida Alvinópolis, próximo ao Metrô Vila Matilde, na Vila Esperança, onde há mais de 60 anos ocorrem desfiles de carnaval e é o ponto máximo dos festejos para os moradores do bairro e das imediações.

O Supervisor de Cultura da Subprefeitura da Penha, Sebastião do Nascimento Almeida, 56, ressalta a importância das comemorações do Carnaval da Avenida Alvinópolis e destaca o peso e a contribuição que ele traz para a população paulistana e penhense. “Considerando a natural alegria e espontaneidade do povo brasileiro, somando com a paixão pelo futebol e o fato da Copa do Mundo de Futebol ser no Brasil, além de estarmos praticamente ao lado da Arena Corinthians, ressalto a importância do samba na cultura do nosso povo. Não temos dúvidas de que o Carnaval de Vila Esperança deste ano nos reserva grandes surpresas”, diz Almeida. Os desfiles da Av. Alvinópolis acontecem sempre a partir das 19h10 dos respectivos dias. Mais informações sobre as ordens das escolas podem ser vistas no site
www.sasp.com.br.

Outros tipos de comemorações de Carnaval embalam os dias de festa. Alguns dos mais tradicionais clubes da cidade organizam, todo ano, uma programação diferenciada como forma de comemoração e com o intuito de dar mais uma alternativa aos sócios e frequentadores. O Centro Esportivo da Penha, tradicional clube da região, que carrega o nome do bairro em seu registro, oferecerá três dias de matinê para as crianças. Entre os dias 02, 03 e 04 de março, sempre a partir das 15h, haverá a festa acompanhada do concurso de fantasias que elegerá as melhores e mais elaboradas e criativas. Mais informações podem ser acessadas no site do clube, www.cepenha.com.br.

O S.C Corinthians Paulista, através de seu departamento social, também dará uma grande festa aos pequenos sócios e frequentadores do clube com quatro dias de matinê, que ocorrerá no Mini-Ginásio de Esportes no Parque São Jorge. As matinês começam sempre às 14h e seguem até às 18h, com atrações musicais temáticas e sucessos atuais. Os associados da agremiação não pagam ingresso. Aos não sócios, os valores são de R$ 10 para crianças até 12 anos e R$ 20 para as demais idades. A bilheteria ficará no próprio local e abrirá a partir das 13h. informações podem ser solicitadas pelo telefone (11) 2095-3050.

Tendo a tradição como referência e o termo “Moleque Travesso” como marca, o Clube Atlético Juventus, ou o Juventus da Mooca – como popularmente é conhecido –, também oferecerá aos seus frequentadores quatros noites de festas e comemorações. As festas terão dois grandes motivos. O primeiro deles é o Carnaval propriamente dito. O segundo pode ser considerado uma prévia das comemorações de 90 anos de história e tradição, já que, em abril, o Juventus completa mais um ano de fundação. Aos adultos, que curtirão as festas à noite, haverá Shows de Mulatas e apresentações da Banda Condor’s, que mostrará diversos ritmos brasileiros. Os pequenos participarão do IV Concurso de Fantasia Infantil. O Carnaval do Juventus ocorrerá nos dias 01, 02, 03 e 04 de março, com as matinês das 15h às 18h e os bailes noturnos das 23h às 4h. Informações podem ser solicitadas através do número (11) 2271-2000.

Aos que preferem o Carnaval de Rua, como os ocorridos em outras décadas, a Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo (Abasp) organiza, entre 15 de fevereiro e 3 de março, a passagem de diversos blocos carnavalescos por vários bairros da cidades de São Paulo. O intuito da Abasp é resgatar as tradições dos desfiles ocorridos entre os anos de 1950 e 1960 na Capital Paulista. Hoje são 12 grupos que fazem parte da associação. As atividades, em todos os grupos, são gratuitas e percorrem ruas e avenidas da cidade. A Banda do Fuxico, por exemplo, desfila no Largo do Arouche; a Banda do Trem Elétrico vai da Rua Augusta até a Rua Luiz Coelho, na Consolação; já o Bloco Esfarrapado desfila na Rua Conselheiro Carrão, no bairro do Bixiga, entre outros. Mais informações sobre o Carnaval da Abasp podem ser retiradas através do telefone (11) 3105-6250.


 

Voltar