FOTOS

Mitos e dicas para uma pele saudável
por Dr. Wilson Rondó Jr.

Se você quer se manter com uma boa aparência o primeiro passo é entender que toda a beleza começa de dentro para fora e que o que você irradia está diretamente ligado à sua saúde. Por isso, é extremamente importante que você tenha todos os cuidados com a sua pele, mantendo-a flexível, macia e brilhante.

Acontece que ditos especialistas costumam criar mitos sobre os cuidados com a pele, o que acaba inibindo aqueles resultados que você procura. Veja as crenças mais difundidas e que, na verdade, não passam de grandes mitos.

Mitos mais comuns:

Evite o sol!

Talvez você não saiba, mas uma das atitudes mais saudáveis que uma pessoa pode ter é tomar um pouco de sol diariamente para produzir a vitamina D, que é a grande proteção contra o câncer (inclusive o melanoma) e é o que estimula os sistemas imunológico e cardivascular, a função renal, e auxilia no fortalecimento de ossos, dentes e músculos.

Por outro lado, o excesso de exposição ao sol pode causar queimaduras e tantos outros danos à pele. Por isso, todo bom senso é muito bem vindo.
Com relação à pele dos olhos, por ser mais fina, é recomendado o uso de um protetor específico para essa área mais frágil, uma vez que é mais susceptível à queimaduras.

Evite ficar queimado com aquela coloração avermelhada, que por sinal está bem fora de moda. Nos primeiros dias limite a exposição ao sol para permitir que as células melanocíticas do seu corpo ative sua habilidade de produzir pigmentação protetora. Além de proporcionar um belo bronzeado, ela vai proteger a sua pele contra o excesso de sol. Comece  com uma exposições de 30 minutos e conforme for ficando bronzeado aumente esse tempo.
Quanto maior a SPF do seu protetor, melhor!

Não há necessidade de usar um protetor solar acima de 50, pois a partir daí não há mais proteção.

Outro fator importante é ter certeza de que está usando um protetor solar contra raios UVA e UVB. Os raios UVB são os que permitem a produção de vitamina D na sua pele e o UVA é o mais perigoso, ligado com o câncer  e envelhecimento da pele.

Mas atenção! Certifique-se de que os protetores não contenham ingredientes tóxicos como Oxybenzeno e Retinyl Palmitato.

Oxybenzeno é um dos ingredientes mais problemáticos nos protetores solares. De acordo com a Environmental Working Group (EWG) cerca de 56% dos protetores solares contêm esse químico lesivo. Sua função básica é absorver a radiação untravioleta, porém acredita-se que o Oxybenzeno cause alteração hormonal e o tipo de célula lesada pode promover o câncer.

O Retinyl Palmitato, um tipo de vitamina A, é outro ingrediente de risco presente em muitos protetores solares. Estudos em animais relataram que ele aumenta o risco de câncer de pele quando usado em exposição solar. Nos humanos os estudos ainda não são conclusivos.

De acordo com o EWG, está listado com risco moderado devido ao potencial tóxico aos órgãos sistemicos.

Dicas para uma pele saudável:

O modo efetivo de se conseguir uma pele jovem e brilhante é através do conceito de dentro para fora como já mencionei. O primeiro passo é cuidar da alimentação, pois é através dela que se consegue criar a base de uma pele saudável e atrativa.

Consuma muitos vegetais e algumas frutas ricas em carotenóides que dão uma pigmentação vermelha, laranja e amarela as frutas e também está presente nos vegetais verdes. Os estudos têm mostrado que consumindo alimentos com esse pigmento a pele parece mais saudável do que quando está bronzeada.

Quanto mais tons vermelhos e amarelos na sua pele, mais atrativo você se torna. A tonalidade avermelhada é causada pela boa circulação do seu sangue rico em oxigênio.

Os pesquisadores observaram que entre a pele bronzeada e a pele colorida pelos carotenóides, as pessoas preferem a pele rica em carotenóides tornando os indivíduos mais atraentes e saudável.

Além disso, é fundamental que você respeite uma alimentação de acordo com o seu tipo metabólico, pois é geneticamente o que você realmente precisa.

Outro ponto importante é manter o seu corpo livre de toxinas, portanto, desentoxique o seu corpo de substâncias perigosas e substitua por nutrientes de qualidade. Isso é essencial.

Os órgãos que ajudam a melhorar sua pele são:

Fígado e Rins: filtram impurezas e toxinas. Se sua alimentação não é a adequada esses órgãos ficam sobrecarregados refletindo na pele.

Tireóide: deve estar bem nutrida e equilibrada. Pele seca e falta de energia são evidenciadas pela lentidão da tireóide.

Intestinos: removem as toxinas do seu corpo, sendo o principal ponto em um programa de desintoxicação, pois se o sistema não elimina toxinas, sua pele fica espessa, oleosa e manchada. A condição do intestino reflete diretamente na pele.

Suplementos que ajudam na melhora da pele:

Ômega 3: normaliza as gorduras da pele e previne a desidratação celular, além de manter as células da pele fortalecidas e nutridas, o que melhora a aparência das rugas finas.

Óleo de coco: importante na desintoxicação celular e na criação de membranas celulares consistentes que realçam a pele mantendo as células nutridas atenuando as rugas.

Astaxantina: um potente antioxidante e poderoso protetor contra os danos solares quando usado diariamente como suplemento.

Probióticos: promovem um equilíbrio na ecologia intestinal, refletindo na beleza da pele.

Diante do exposto, dê uma chance ao astro rei! E não se esqueça de cuidar muito bem da sua alimentação e da sua rotina. Assim, além de uma cor saudável e atraente, você também terá a pele dos sonhos.


 

Voltar