FOTOS

Atleta de jiu-jítsu da Penha busca patrocínio para competir nos Estados Unidos

Tiago de Almeida Martins é professor de educação física e atleta de jiu-jítsu desde 2010. Em 2014 busca novas conquistas fora do país. Iniciou sua trajetória nas artes marciais bem jovem com o judô, incentivado pelos pais para acalmar o menino muito ativo. Tornou-se disciplinado e perseverante e chegou à faixa preta depois de 11 anos de trabalho. Deu aula da modalidade em escolas esportivas e academias da Zona Leste de São Paulo. Continuou trabalhando como professor esportivo em academias conhecidas de São Paulo e, em 2010, iniciou a prática do jiu-jítsu.
 
Desta vez, na academia Eko Esportes na Penha. Incentivado pelo seu mestre Rubens Lopes, o Rubão, logo na faixa branca começou a se inscrever em todas as competições que apareciam. Não demorou muito e os resultados surgiram. Passou à faixa azul e roxa em três anos de um treinamento intensivo, com treinos três vezes por semana e mais aprimoramento físico quatro vezes por semana, com treinos funcionais, corridas, musculação e pilates.  Aí não teve como segurar, e em 2013 os resultados como faixa roxa impressionam: 

Campeão Copa ATF jiu-jítsu – peso e absoluto- MASTER;
Campeão Copa Pride de jiu-jítsu – MASTER;
Campeão XIV campeonato internacional de jiu-jítsu – São Paulo – MASTER;
Campeão da terceira etapa do circuito paulista de jiu-jítsu – MASTER;
Campeão da terceira etapa do circuito paulista – ABSOLUTO MASTER;
Terceiro lugar no campeonato paulista – MASTER;

E no último ano chegou a tão esperada faixa marrom. Agora, Tiago busca novas conquistas fora do país. Em março de 2014 pretende competir no Panamericano de Jiu-jítsu, na Califórnia, EUA. Entretanto, os gastos para uma viagem dessas são altos, e Tiago precisa contar com patrocínios para que esse sonho seja possível. “Em esportes menos divulgados como o jiu-jítsu, os atletas dependem de empresários que tenham visão de mercado para conseguirmos elevar o nome do bairro e da cidade ao mais alto nível”, diz Tiago. 

Agora ele continua seus treinos intensivos e se prepara cada vez mais para vencer esta etapa. Seus resultados mostram que é capaz.


 

Voltar