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Sua empresa faz pesquisa de satisfação?
por Hatiro Shimomoto

Toda e qualquer atividade humana está sujeita a ter aceitação ou rejeição.

Sendo assim, o importante é procurar saber se os seus produtos ou serviços estão tendo aceitação por parte de seus clientes e se estão agradando ou não.
Portanto, a pesquisa sempre se faz necessária para ouvir a opinião dos seus consumidores. Os pais, visando à boa alimentação para seus filhos, sempre estão tentando convence-los a se alimentarem desta ou daquela forma. Geralmente conseguem convencer os filhos, argumentando que uma determinada comida faz crescer, ficar forte ou ficar inteligente.  No caso das meninas, dizem que quando crescer será muita bonita e assim por diante.

Entretanto, nem sempre os pais conseguem impor os seus gostos, por essa razão, ocorre o contrário: as crianças mudam a opinião de seus pais, não aceitando determinadas comidas por não ser do seu agrado. Daí, os pais passam a dizer que seus filhos, desde pequeno, gostam disso ou não gostam daquilo.
Já ouvi muitas afirmações de pessoas dizerem que desde criança fazem isso ou aquilo, definindo os seus gostos desde pequeno. Não posso afirmar realmente quem está certo, se os pais ou os filhos. Quem sabe se em vidas passadas deixaram alguma lembrança. Por assim dizer, no mercado consumidor, é necessário ouvir os seus consumidores.

De acordo com o local onde está estabelecido, saber a preferência dos seus clientes. Seria insensatez se estabelecer, sem saber, quem serão os seus consumidores. Sejam os prestadores de serviços, comerciantes ou industriais. Para quem vai vender ou para quem vai trabalhar ou ainda, se existe mercado consumidor para a sua atividade. No mercado de trabalho quem precisa mudar ou se adaptar? É quem vai atender o seu público consumidor, de acordo com a preferência deles. Tomando como exemplo um restaurante, para saber se o cliente gostou do prato, é melhor perguntar se estava do seu agrado. 

De nada adianta, ficar dizendo que o cliente não tem gosto. O hoteleiro que nunca fez pesquisa de satisfação está fadado a um dia fechar as portas. A indústria que não faz pesquisa dos seus produtos pode um dia não ter mais aceitação dos seus produtos, porque saiu algo melhor no mercado. Uma ocasião foi noticiada que uma indústria anunciou que faziam as crianças brincarem com os seus produtos, presenteando-as com os que mais gostaram. Avaliaram seus produtos, melhorando a qualidade ou deixando de produzir este ou aquele produto, de acordo com o gosto das crianças.

O que é isso? É uma pesquisa de mercado.   É consultar o mercado consumidor. Experimente fazer uma pesquisa com a sua clientela, sob todos os aspectos, desde o atendimento até os preços. Sem dúvida, será um passo para alcançar o sucesso.

Hatiro Shimomoto é escritor, Presidente da Organização King de Contabilidade; Hatiro Shimomoto Advocacia; TRIJAB - Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil; ABRADE - Associação Brasileira de Defesa das Empresas;  Dep. Estadual 6 madatos. Professor, advogado e contabilista.


 

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