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Ano Novo e novas atitudes para perder peso



Passado as festas de final de ano e todas as confraternizações é hora de pensar no peso e perder aqueles quilinhos extras adquiridos. A ideia é poder curtir todo o verão que se aproxima com boa forma e saúde. 

As orientações mais atuais para perder peso estão relacionadas com a escolha de alimentos de baixo ÍNDICE GLICÊMICO. Saiba por quê!

Os alimentos de baixo índice glicêmico são capazes de diminuir a fome, os triglicerídeos, a circunferência do abdômen (aquela barriguinha indesejável) e a gordura no fígado, além de reduzir os níveis de açúcar no sangue e controlar diabetes.

A explicação é bem simples e tem a ver com um hormônio chamado insulina, cuja principal função é permitir a entrada de carboidrato na célula para produzir energia para o corpo viver. O problema é que o excesso de insulina favorece a fabricação de triglicérides (gordura) e impede que o corpo utilize essa mesma gordura como fonte de energia quando há necessidade de calorias. A insulina desperta o apetite ou algo parecido com compulsão alimentar para que o corpo receba mais alimento para produzir energia, ao invés de permitir que ele utilize a gordura de reserva para este fim.

Alimentos de alto índice glicêmico estimulam muito a produção de insulina, e de baixo índice glicêmico estimulam menos. Fica claro que, para perder peso, ter menos fome e gastar aquelas gordurinhas a mais, é importante manter a quantidade de insulina bem baixa, certo? 

Então, conhecer quais são os alimentos de baixo ÍNDICE GLICÊMICO irá ajudar a controlar o apetite, os triglicerídeos, reduzir o risco à obesidade e suas consequências. 

Alguns exemplos de alimentos com BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO são: 

-Iogurtes, All bran, aveia, maçã, damasco, laranja, kiwi, pêssego, arroz parboilizado, arroz integral, lentilha, feijão, soja, inhame, amendoim, vegetais folhosos verdes, legumes, proteínas de origem animal e gorduras.

Os alimentos com ALTO ÍNDICE GLICÊMICO são: 

-Açúcares e todo alimento que contem açúcar, como bala, doce, refrigerante, suco, etc.; pão Francês, arroz branco, farinha de trigo refinada, mel, biscoito crackers, milho, tapioca, batata cozida. 
 
Conheça algumas dicas para ajudar a abaixar o ÍNDICE GLICÊMICO dos alimentos, em geral:

• Use vinagre sobre a refeição preparada. Ele ajuda a baixar os índices glicêmicos de alimentos como arroz e batata, retardando a absorção e evitando elevação da insulina e diminuindo a fome. Use 1 colher de sopa de vinagre com 1 colher de azeite.

• Antes da refeição consuma uma gordura de boa qualidade como 1 castanha ou 2 colheres de sopa de abacate ou 1 colher de sopa de azeite de oliva. A gordura impede que o estômago esvazie rapidamente retardando o aparecimento da sensação de fome. Além disso, essas gorduras contém Beta-sitosterol, uma substância que ajuda a reduzir a compulsão alimentar e o acúmulo de gordura na região abdominal.

• Alimentos ricos em fibras contêm baixo ÍNDICE GLICÊMICO e dificultam a absorção de açucares pelo intestino. Assim, iniciar as refeições com salada evita que o corpo produza muita insulina. Uma sugestão é abusar do tomate!

• Chia, linhaça, cevada ou aveia (baixo índice glicêmico) ingerida com frutas, são ótimas opções para substituir pães e bolachas (alto índice glicêmico) nos lanches da manhã ou da tarde.

Edina Aparecida Tramarin Trovões • Nutricionista CRN3-1579 • edina.trovoes@terra.com.br


 

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