FOTOS

Elogiar é positivo

É raro elogiar outras pessoas. Entretanto, não existe uma pessoa sequer que não goste de ser elogiado.

Por aí se vê que as pessoas elogiadas passam a gostar da pessoa que as elogiou. Se essa máxima é verdadeira, por que não colocar em prática para ver o resultado? Conheci muitas pessoas bem sucedidas que tinham por hábito elogiar as pessoas ao seu redor.
Mas não é fácil praticar o elogio. Por que será?

Nem me arrisco a dizer, com certeza, se é isso mesmo. Será o medo de errar? Imaginar que não agradará a pessoa por não aceitar esse elogio? Ou pelo receio de que pode se convencer e se supervalorizar? No caso do homem, a esposa se sentir vangloriada e colocar-se na posição superior ou de igualdade? Se for funcionário ou subordinado, poderá pedir aumento de salário ou, então, pensar ser um elogio barato? Por essas e outras situações de embaraço que, geralmente, o ato de elogiar outras pessoas não é praticado.

Como a nossa intenção é o sucesso das pessoas, precisamos encarar esse fato.

Caro leitor, como você tem se comportado sobre esse assunto?  Tem o costume de elogiar as pessoas de seu convívio a todo instante ou não? Dá para avaliar o resultado se foi positivo ou negativo? Vamos colocar em prática elogiando as pessoas mais próximas, como os seus familiares, os filhos, os pais, a esposa, o marido. Em seguida, os sócios, funcionários, colegas de trabalho, seus superiores e subordinados diretos. Na sociedade, amigos, diretores, associados, colegas, vizinhos e os taxistas. No comércio, os clientes, fornecedores, chefes, os diretores de outras empresas e os concorrentes.

Certamente, existem milhares de pessoas com quem convivemos que devem ser lembrados na hora de praticar o ELOGIO. Tem certos comportamentos difíceis de serem praticados. O ELOGIO não ofende, deixa qualquer pessoa contente, portanto vamos começar a praticar. E o melhor, não custa nada! É muito salutar, melhora o ambiente, proporciona alegria e felicidade e é bem recebido em qualquer lugar. O fato de sermos recebidos nominalmente aonde chegamos nos deixa bem mais satisfeitos.

É uma alegria quando entramos num lugar e anunciam a nossa presença.

Se recebermos o elogio, então, é muito melhor. Quem deseja crescer ou melhorar a sua atividade, pode experimentar essa prática que, sem dúvida, fará uma diferença no ambiente e trará com certeza a prosperidade.

Hatiro Shimomoto é escritor, Presidente da Organização King de Contabilidade; Hatiro Shimomoto Advocacia; TRIJAB - Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil; ABRADE - Associação Brasileira de Defesa das Empresas;  Dep. Estadual 6 madatos. Professor, advogado e contabilista.


 

Voltar