FOTOS

Maresia, cuidados com o carro

Na volta da temporada de veraneio, a hora da limpeza e da revisão.

Se os veranistas voltam descansados da praia ou dos balneários, não se pode dizer o mesmo de seus carros. O sol, a água, a maresia, a areia (no litoral ou no interior), os calçamentos irregulares e as horas passadas nos engarrafamentos significam desgaste e ferrugem.

Os problemas começam já na ida para o veraneio: os engarrafamentos (no caso das viagens ao litoral) podem danificar o sistema de arrefecimento. Chegando à praia, é hora de enfrentar ruas esburacadas e até algumas estradas de chão, condições que prejudicam a suspensão. Com a maresia, a areia do mar gruda nos amortecedores, nas borrachas e no sistema de freio, provocando a abrasão e a oxidação desses componentes. Depois de ter enfrentado essas condições adversas, o veículo precisa de atenção. A revisão pós-férias garante a durabilidade das peças e evita percalços na época de volta às aulas.

A combinação de carro e mar prejudica suspensão, freios, amortecedores, motor, faróis e carroceria. O automóvel sofre quando chega ao litoral, e não precisa nem ir até a areia para sentir seus efeitos nocivos, porque o vento consegue unir os dois, mesmo a algumas quadras de distância do mar.
Em todas as praias, o carro está sujeito às severas condições proporcionadas pelo mar, pelas areias e pelo próprio ar, por meio da maresia. Alguns danos são até imperceptíveis, mas suas consequências podem trazer sérios prejuízos ao veículo mais tarde. Por isso, a manutenção na volta do litoral se torna uma necessidade.

A areia age como uma lixa nas borrachas protetoras, tem ação abrasiva, combinada com a oxidação provocada pela maresia.

A recomendação não é abrir mão das facilidades que o carro oferece no veraneio, e sim ter um cuidado especial quando voltar para a cidade. A revisão dos itens de segurança dos veículos depois da exposição a esses fatores oferece a garantia de que, depois de um período de descanso, o ano não vai começar com o estresse de um veículo estragado.

Na revisão feita antes de viajar, tudo é verificado, e, na volta, é bom fazer outra para revisar as correias e os freios, assim como possibilitar uma higienização e lavagem do veiculo.  Lembrando que uma cera protetora poderá proteger a pintura.

"Além da revisão do veiculo, trata-se da impermeabilização do tecido dos bancos, impedindo que resíduos de água do mar penetrem na espuma do banco", indica o Sr. Basílio, do Lave Park.


 

Voltar