FOTOS

Já escolheu sua roupa de fim de ano?

Muitas dúvidas rodeiam nossa cabeça na hora de escolher o que vestir nas festas de fim de ano, o medo de errar, exagerar ou não estar adequada a cada ocasião. Afinal, essa é a época mais festiva e esperada do ano. Além das dúvidas, existem as expectativas que rondam o mito de como devemos nos vestir na hora da virada, pois a roupa ou a cor usada influenciará no nosso próximo ano. Bem, são muitas situações e cada uma necessita de uma atenção especial na hora da escolha. Preparei algumas sugestões para ajudar na escolha de vocês. 

Festa da Empresa

A maioria das empresas faz um evento para celebrar o ano trabalhado, as conquistas e para descontração dos funcionários. O que se deve ter em mente nesses eventos é que apesar de ser uma festa, é uma festa de trabalho, então, muito cuidado. Primeiro, para manter a postura e não cometer excessos acima de tudo, pois de nada adianta acertar a roupa e errar no comportamento.

Tem algumas empresas que preferem oferecer um almoço de confraternização. Nesse tipo de evento o ideal é investir em uma produção mais básica, pegar leve na maquiagem e caprichar nos detalhes, como acessórios e um belo sapato.
Outras empresas mais animadas optam por oferecer um coquetel mais badalado. Mas nem por isso é o momento de ousar na produção.  O ideal nesses casos é optar por um vestido mais sofisticado com comprimento razoável e principalmente um sapato que seja confortável, pois provavelmente você circulará pela festa, conversando com os colegas e um sapato desconfortável pode atrapalhar a diversão. É uma ocasião que cabe o uso de peças com brilho, decotes discretos e maquiagem mais elaborada.

Outras fazem um amigo secreto como confraternização no próprio espaço da empresa no final do expediente. Nesses casos, a roupa usada será a mesma do restante do dia, então, incremente o visual com uma boa maquiagem, um salta alto e acessórios que valorizem a roupa. Invista em saia lápis com camisa de seda ou vestido estruturado com um maxi colar.

Natal

O Natal remete à família unida, casa cheia, mesa farta e festa. Nesse momento deveremos esquecer os decotes, roupas muito justas e o comprimento mini para evitar transmitir intenções erradas no ambiente familiar. É um momento em que devemos nos produzir um pouco mais e investir não só na roupa, mas também nas unhas, penteado e maquiagem. Um detalhe que muda toda a produção é a escolha certa do tecido da roupa, tecidos como Musseline, Seda, Crepe de Seda que são tecidos fluidos e sofisticados e combinam com o calor da estação. Invista em vestidos clássicos, com decote discreto e aposte nas cores fortes na estação como o laranja, o vermelho, o azul. Escolha a que mais combina com seu tom de pele. Uma outra peça que esta super em alta é o macacão. Os longos com recortes ficam lindos em mulheres mais altas, sendo adequado tanto para as jovens como as mais maduras. Invista em joias ou acessórios marcantes, pois a ocasião pede um pouco mais de exuberância.
Os conjuntos também estão super em alta, algumas marcas lançaram conjuntos de saia e blusa em tecidos mais finos como seda, com belas estampas, coloque acessórios mais discretos, pois a estampa já chama atenção por si só.

Réveillon

Essa data é especial e tem uma importância mística para as pessoas no geral por significar mudança, o novo, oportunidades e por ser o fechamento de um ciclo vivido, para uns com muitas conquistas e para outros com alguns percalços. Estar na virada do ano com a melhor roupa nas cores certas faz parte de um crença de algumas pessoas de que esses detalhes influenciarão no ano seguinte.
O ambiente onde você passara o réveillon é que determinará o tipo de roupa ser usado, por exemplo, se você for para a praia terá mais liberdade em escolher sua roupa, já se for passar em uma festa em um clube ou baile, com certeza a ocasião exige um pouco mais de requinte na escolha da roupa.

Praia

Para a praia o conforto deve prevalecer. Vestidos fluidos, shorts com blusas de seda fluidas, acessórios mais discretos, nos pés opte por rasteirinhas com aplicações e brilho que estão super na moda, valorize o natural para o cabelo e maquiagem. Aposte nos longos de voil com rasteirinha ou nos curtos de malha, com maxi colar e pulseiras xambalas coloridas, que estão em alta e são a cara da praia. Evite salto alto, joias extravagantes, maquiagem carregada, pois o ambiente não comporta.

Festas

É a hora de exigir um pouco mais da produção, mas também não queira ser o centro das atenções, se vista como uma deusa e não como uma noiva.  Aposte em vestidos de tecidos sofisticados, aproveite que o brilho esta super em alta, abuse das variações de tons de dourado, pois o momento permite. Vestidos com aplicações, estampas ousadas, decotes estratégicos são uma boa pedida.

O ideal é que os vestidos tenham comprimentos de curtos a médios.

Siga uma regra básica na hora de montar a produção. Para os vestidos mais básicos, maquiagem mais elaborada e acessórios mais marcantes. Para os vestidos mais sofisticados, mais discrição nos acessórios e make.

Os vestidos longos são mais indicados para eventos mais formais como bailes. Nesses casos, escolha sempre um vestido que valorize o seu corpo.

Acima de qualquer tendência, equilibre a beleza da produção com conforto e praticidade. Considere sempre a roupa certa para sua idade, o comprimento certo, a cor que mais te favorece, as partes do corpo que você mais gosta para serem destacadas, pois com essas considerações ficará mais fácil acertar na produção te deixando com a autoestima elevada, ficando mais bonitas para você e consequentemente para as pessoas ao seu redor.

Luana Gisbert • Consultora de Moda • Formada em moda e especializada em Consultoria de Imagem pelo Instituto Marangoni de Milão


 

Voltar