FOTOS

É importante planejar antes de arrumar as malas e pegar a estrada

por Arilton Batista

O fim do ano é uma época muito aguardada pela maioria das pessoas, justamente por ser o período de férias escolares, o clima estar favorável e o recesso no trabalho ser quase certo. A expectativa aumenta com a possibilidade de viajar em família, em casal, sozinho ou com os amigos. Esperar ansiosamente por essa situação e não se programar adequadamente para um bom proveito não é interessante. Imagine uma família formada por pais e um filho pequeno chegando ao destino escolhido e se deparando com um ambiente totalmente agitado, com jovens, música alta, festa noturna e esportes radicais. Por melhores que sejam os serviços oferecidos pelo local, em termos de qualidade, essa condição é claramente desfavorável para uma viagem em família.

Para evitar surpresas desagraveis e minimizar as chances de um aborrecimento e gerar prejuízo financeiro, é importante fazer uma pesquisa, através da internet, em sites de companhias de viagem, de destinos e em locais para hospedagem. Uma viagem mal programada pode tornar dias de relaxamento e conforto numa situação desconfortável e estressante para todos os envolvidos. Consultar os serviços oferecidos e procurar fazer a reserva com antecedência tende a diminuir a possibilidade de haver essas tais surpresas ruins durante o passeio.

Não há regras muito claras com relação ao planejamento da viagem. Mas existem alguns aspectos que indicam a melhor forma, o melhor destino e a melhor hospedagem para cada público especificamente. Públicos diferentes merecem e procuram lugares diferentes para passarem o período de férias. Há hotéis e resorts no Brasil que oferecem serviços específicos para crianças, para casais, famílias e também para os solteiros. Algumas empresas pensam no bem estar das pessoas da terceira idade. “Caldas Novas, em Goiás, é um dos destinos preferidos deste público. Isso porque, além de ser calmo, conta com todas as propriedades medicinais das águas termais, que podem ser encontradas nos hotéis do grupo [diRoma] e no Acqua Park [também do grupo]. Na baixa temporada, entre 26 de janeiro e 04 de julho, com exceção de feriados, os preços para a melhor idade também são especiais, tornando o destino ainda mais atrativo”, conta Marlene Ayub, do departamento de reservas do grupo diRoma.

Às famílias que escolhem viajar nesse período do ano junto com os filhos pequenos, há também opções para aproveitarem as férias com tranquilidade e com muitas atividades específicas para os pequenos, que, além de se divertirem, têm a oportunidade de aprender um pouco mais. É importante que os pais e responsáveis tenham uma preocupação especial com relação à segurança. “Quando se viaja com crianças, deve-se fazer roteiros voltados para elas. Porque os adultos entendem melhor as situações. Já as crianças não. Aconselha-se  que os pais deem preferência aos resorts, pois oferecem mais atrativos e segurança”, explica Ramiro Tiago, diretor da Joy’n Tour Viagens e Turismo, agência especializada do setor. O Grupo di Roma é uma das alternativas para os que vão passar as férias com os filhos menores. “Os oito hotéis em Caldas Novas oferecem infraestrutura para famílias com crianças, com playground, piscinas e programação especial com monitores todos os dias. Além do Acqua Park, que possui um espaço exclusivo com piscinas para crianças e também atividades específicas acompanhadas por uma equipe de recreação”, comenta Ayub.

Outra opção que oferece diversão e serviços destinados especificamente às crianças pequenas é o Itamambuca Eco Resort, localizado na charmosa praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo. O resort oferece, dentre os diversos atrativos, uma programação especial aos pequenos, como atividades lúdicas desenvolvidas na brinquedoteca, atividades esportivas e brincadeiras monitoradas por uma equipe. Além disso, as crianças fazem trilhas ecológicas, acompanham peças teatrais, têm jantares temáticos, gincanas, dentre outras atividades. Aos adultos, dentre outros atrativos, o resort tem à disposição atividades de esporte e lazer, fitness, shows, happy hour e jantares temáticos oferecidos pelos dois restaurantes do grupo, Taioba e Jundu. Por ser numa cidade litorânea, o Itamambuca Eco Resort é também uma alternativa para os casais que buscam relaxar e aproveitar o período de férias. Segundo Ramiro Tiago, da Joy’n Tour, as praias são os destinos mais procurados pelos jovens no Brasil. “Os jovens casais gostam de litoral. E o Brasil é muito rico nesse aspecto, oferecendo ótimas opções de destinos”, diz.

As pessoas solteiras geralmente se sentem um pouco inibidas a saírem para viagens sozinhas. Às vezes não conseguem fechar um grupo de amigos para pegarem a estrada juntos. Algumas agências de viagem, entretanto, são especializadas para atender a esse tipo de perfil. As atrações vão de cruzeiros marítimos, passam por grandes mansões, ilhas exóticas e residências cinematográficas. Geralmente essas excursões são regadas a muitas festas e agitação, que tendem a agradar e corresponder mais aos anseios desse público em específico. “Existem pacotes só para solteiros. Para agitação tem vários destinos, tanto no Brasil como no exterior, por exemplo, Caribe, Ibiza, na Espanha e Mykonos, na Grécia”, finaliza o especialista Ramiro Tiago.


 

Voltar