FOTOS

Com o fim do ano cada vez mais próximo, o espírito natalino realmente contagia tudo e todos, sendo possível ver que a magia do Natal mexe com todo o mundo a partir das decorações sofisticadas, super iluminadas ou apenas um item para não passar em branco e principalmente a alegria estampada no rosto de toda e qualquer pessoa quando vislumbram as decorações nas ruas, shopping e em muitos jardins e praças.

Apesar de toda a magia das festas de final de ano, a realidade é que estas celebrações não escapam às tendências de moda, com cores e ideias para decorar que serão protagonistas nesta temporada.

A decoração pode ser clássica ou moderna, simples ou sofisticada, e isso não importa, já que o mais importante é trazer mais emoção a todos e até porque a decoração tem que estar de acordo com o seu bolso.

Quer você vá comprar ornamentos novos, criar os seus próprios enfeites natalícios ou fazer um reaproveitamento de tudo aquilo que já tem, devemos buscar as tendências em que se deve inspirar para a decoração deste Natal 2013!

Apesar de ser um espelho direto da atual conjuntura econômica, um Natal low-cost não significa uma decoração sem magia, significa uma decoração de Natal minimalista onde menos é mais; significa a reutilização dos enfeites e ornamentos de Natal que já temos, personalizando-os para lhes dar um toque mais atual; significa também a oportunidade de colocar as mãos na massa e criar as suas próprias decorações de Natal até recorrendo às garagens e sótãos de família para resgatar velhas relíquias e criar uma decoração de Natal exuberante.

Com as muitas tendências para a decoração de Natal que surgem todos os anos, esta é uma época onde impera a família e a tradição… e, nesse sentido, os enfeites de Natal personalizados demonstram carinho e afeto.

Todos os ornamentos natalícios podem ser personalizados com nomes individuais, monogramas, iniciais e até fotografias de família, fazendo com que esta tendência possa rapidamente tornar-se numa tradição anual nas casas de muitas famílias.

Para a decoração natalina de sua casa não é preciso investir muito, o importante é escolher qual é o tipo de decoração que você deseja fazer, ou seja, optar pelo modelo de árvores, enfeites e pelas cores.

Quanto à cor é válido abusar tanto do verde quanto do vermelho, as quais são cores típicas natalina, mas isso não significa que você possa investir em cores da tendência. Nos últimos anos as decorações vêm ganhando cores distintas, o pinheiro artificial que antes eram apenas verdes, e agora, são encontrados no branco, rosa e o azul que este ano vem com força o amarelo. O dourado está presente sempre, sobretudo para quem gosta de decorações minimalistas e simples de uma só cor.

Estilo country

A inspiração country pretende criar um ambiente confortável, convidativo e aconchegante, por isso, o uso de vermelho, branco e verde é obrigatório.

Padrões axadrezados, corações, pássaros, renas, globos de neve, mantas e almofadas decorativas com padrões natalícios não podem faltar.

Quanto aos enfeites as tendências são variadas e divididas em poucos tipos basicamente, os bonecos com aspecto infantil, o Papai Noel, bonecos de neve e renas que combinam entre o vermelho, branco e verde de uma forma divertida.

Outra tendência em enfeites aponta para uma onda mais medieval, com cores como o verde escuro, o dourado, a cor de vinho, representados por personagens como arlequins e elementos com fitas de veludo e flores.

Também vamos observar enfeites de feltro, couro e galhos secos. O estilo Patchwork será bastante utilizado juntamente com bordados, crochê e outros artefatos.

Estilo ambiental.

Há alguns anos que a ecologia se tem vindo a afirmar como uma forte tendência para a decoração de Natal e neste ano não será diferente.

Tudo o que seja verde, sustentável, ecológico, reciclado e reutilizável é mais do que bem-vindo.

Esqueça os plásticos e os ornamentos baratos e decore com materiais naturais: madeira, vidro, ramos de pinheiro, folhas, bolotas, pinhas, lãs, têxteis orgânicos.

As velas e seu fascínio

Se a sua decoração de Natal é mais simples ou clássica, você pode usar velas decorativas com as cores tradicionais do Natal, como vermelha, verde, branca, douradas e prateadas; você pode usar castiçais, ou improvisar um suporte com algum objeto disponível em sua casa, como copos decorados ou coloridos; pires ornamentados ou em suportes baixos, específicos para velas.

Você pode investir em velas decorativas, para criar um clima sofisticado em sua mesa de Natal. São vários os modelos, padrões e cores de velas, você pode apostar nas velas mais condizentes com a decoração de sua casa, como as velas mais divertidas, com personagens natalinos, em velas aromáticas, em velas com desenhos, com alto relevo, as velas clássicas ou nas velas mais sofisticadas, com formatos anatômicos e elegantes.

A árvore de Natal e seu encanto

Que a arvore de natal é a grande obra de arte desta época já todos sabemos, mas a verdade é que a cada ano ela afirma-se ainda mais como tal e num sentido verdadeiramente literal.
Uma das tendências crescentes para a decoração deste Natal são os enfeites muito trabalhados, ou seja, a árvore de Natal é decorada com ornamentos pintados à mão, em vidro, com padrões luxuosos e originais.

Decoração glacial

A decoração glacial, com forte incidência sobre os tons azuis e brancos, foi inspirada no inverno e no frio intenso, na neve e no mundo mágico que esta conjugação pode trazer para a decoração natalícia e se verifica uma tendência crescente na utilização do vidro e transparência, que se associa muito bem com a neve.

A simplicidade também é linda

Para os que pensam que menos é mais, também existe uma opção, com enfeites de formas simples como esferas, estrelas, fitas e flores em cores de prata, dourado, branco que evocam os cristais, perfeitos para lares onde o branco e as cores terras se impõem num ambiente de decoração moderna.

Decoração de natal simples, mas bonita fica se você tem móveis brancos ou uma decoração mais neutra, o ideal é ousar nas cores vermelho e verde dos acessórios. O contraste de cores encantara seus convidados. Simples assim!

Na mesma onda minimalista e para substituir a típica árvore de natal, podemos encontrar figuras em forma de pirâmide que nos sugerem uma árvore, muito mais moderno e simples. O arame, as peças douradas ou completamente brancas causam sensação e é uma grande opção para espaços pequenos ou para quem procura sempre inovar e quebrar com as ideias preconcebidas, até as mais tradicionais.

Para quem não tem tempo para decorar, espaço para armazenar os enfeites ou simplesmente quer dar um look moderno a este natal, uma nova tendência decorativa chega para satisfazê-los: os autocolantes natalícios com todas as formas e feitios, árvores de natal, bonecos de neve, etc. Ideias criativas e ótimas para os que se atrevem a arriscar e fazer algo diferente e simples.

Bolas de natal de uma única cor suspensas por fio transparente

Ousadia é o nome dessa inspiração! Decoração da árvore com as bolas de uma única cor. A suspensão por fio transparente, ao invés de pendurá-las na árvore, garante um charme extra à decoração.

Decoração de natal diferente; Luzes suspensas e bolas no chão

Ousadia também é o nome dessa inspiração mais que inovadora. Quem precisa de árvore quando se tem bolas de natal gigantes no chão e luzes-luminárias no teto?

Luzes de natal

Tão importantes nesta época, a tendência fortíssima, aponta para as do tipo LED, com diferentes versões. Se não deseja mudar os seus enfeites de natal, mas quer dar um toque moderno a casa, uma boa opção é comprar as luzes coloridas, um pequeno investimento que dará muito estilo à sua árvore e a todos os espaços de casa, contornar as portas e janelas, etc.

Desfrute desta época e tome o seu tempo para decorar a casa, fazê-la parecer genial para as crianças, os seus amigos e familiares que o visitarão e perceba o reflexo resplandecente dos olhos encantados pela sua decoração.
Sucesso.

Cida Lopes  • Coach de Eventos Corporativos, Sociais e Gastronômicos • MBA em Hospitalidade • cida.aparecida.lopes@gmail.com


 

Voltar