FOTOS

Na área da saúde, a Odontologia é uma das áreas mais beneficiadas pelo avanço tecnológico. As novas técnicas, a utilização de materiais de última geração e o avanço no conhecimento científico, proporcionam uma nova fase na odontologia. Hoje contamos com tratamentos em um único dia, como os "SPA dentais"; restaurações estéticas em cerâmica livre de metal; tratamentos endodônticos (canal) realizados com microscópios em sessão única; além de implantes imediatos com cargas imediatas com ósseo integração a partir de 45 dias. Apesar da forte divulgação destas inovadoras formas de tratamentos, há a necessidade de valorizar e salientar a grande importância das próteses totais com qualidade para pacientes que necessitam deste trabalho. Apesar dos implantes serem amplamente indicados, em muitos casos, seja por contra indicações médicas, sistêmicas ou locais, muitos pacientes se vêem excluídos do sonho deste tipo de reabilitação. E neste momento, o que fazer? Podemos ter qualidade mastigatória e estética com as próteses totais?

A felicidade é que as próteses totais também fazem parte de todo este avanço tecnológico. Hoje, temos Próteses Totais Caracterizadas, com cores de gengiva caracterizada (dependendo da escala utilizada dispomos de mais de 20 cores de gengiva para trabalharmos), além de diversos tamanhos, formas e cores de dentes. Outra novidade é a possibilidade de devolvermos a dimensão oclusal do paciente através da proporção áurea, reduzindo as linhas de expressão e aumentando o lábio. O suporte labial também pode ser alterado, podendo levar a um preenchimento desta região com a confecção das novas prótese. As Próteses Totais também recuperam a fonética, pois restabelecendo a correta relação entre a maxila e a mandíbula, melhora-se a pronúncia dos sons. Uma queixa muito comum, é o tipo de material utilizado na confecção das próteses totais, principalmente nas inferiores os materiais totalmente rígidos provocam lesões próximas a língua.Outra novidade é a presença de materiais macios incorporados no material das próteses para sua confecção. Presentes apenas nas bordas contamos com a resistência do material rígido juntamente com o conforto do material macio para as áreas sujeitas a traumas.

Com todas estas inovações podemos dizer que as prótese totais podem restaurar esteticamente a aparência facial e a função mastigatória, fornecendo uma sensibilidade agradável aos observadores e uma sensação de bem estar e satisfação pessoal aos pacientes.

Agora é só querer voltar a sorrir...

Dra Kátia Cilene Ronconi - crosp 62115

RONCONI RAMOS ODONTOLOGIA


 

Voltar