FOTOS

Você pode se surpreender ao descobrir como os aparelhos ortodônticos estão mais confortáveis hoje em dia. Ter um sorriso saudável e bonito com dentes alinhados não é mais privilégio dos adolescentes. Aos 17 anos como aos 60 anos necessitamos falar bem, comer bem e sorrirmos felizes com nossos dentes. Para isso o especialista em ortodontia se encontra apto para proporcionar este tratamento aos seus pacientes.

Com o auxilio de uma documentação ortodôntica munida de fotos, modelos da cavidade bucal e radiografias, o ortodontista avaliará a melhor técnica para cada caso.

As razões que justificam tratar ortodonticamente pacientes adultos estão não somente na melhora da aparência, no aumento da autoestima como também na melhora da saúde bucal. Por exemplo, pessoas com dentes apinhados (um dente sobre o outro) possuem maior dificuldade na higienização aumentando a presença de tártaro e doenças da gengiva que podem levar a perda dos dentes. Outra vantagem é a indicação para os pacientes portadores de doenças periodontais em controle.

Em muitos casos estas doenças estão intimamente ligados a problemas de oclusão (forma em que as arcadas superior e inferior se encaixam). Os traumas causados pelo mau posicionamento dentário potencializam a doença periodontal impedindo o tratamento da doença. No caso de pacientes com indicações para reabilitações com implantes e próteses a ortodontia redimensiona os espaços para que estes recebam próteses e implantes no tamanho correto, evitando dentes muito pequenos ou muito grandes como solução para a perda de um dente.

Hoje podemos contar com diversas técnicas que atuam diminuindo o tempo e o desconforto do uso. Temos os aparelhos fixos com brackets em metal (já conhecidos)porém, muito menores e menos notáveis; temos os aparelhos estéticos com brackets em cerâmica da cor do dente e brackets em policarbonato que são transparentes, muito mais estéticos; com indicações específicas temos as placas transparentes removíveis que cobrem todos os dentes também chamados de alinhadores – invisalign, que embora sejam confeccionados no laboratório e necessitem trocas constantes, são removíveis e estéticos; para os que não querem que o aparelho seja notado temos o aparelho ortodôntico invisível, com a técnica lingual. Os brackets são colados na face lingual (interna) dos dentes dando a aparência de não se estar usando aparelho durante todo o tratamento ortodôntico.

Atualmente contamos com os aparelhos autoligados que possuem os brackets ligados uns aos outros potencializando o tratamento e diminuindo seu tempo de uso.

Ano a ano notamos o aumento da expectativa de vida. Visto que todos os problemas são agravados com a idade, corrigi-los o quanto antes, é um meio de acrescentarmos mais qualidade de vida ao nosso dia a dia. Se você é um jovem adulto ou já se encontra na melhor idade lembre-se: sempre há tempo para começarmos algo novo e despir-se dos preconceitos. As novas técnicas e tratamentos estão aí para nos ajudar, aproveite. Desejar o melhor para nós mesmos é um ato de amor e cuidado: Pense nisso!

Dra Débora A Ronconi Ramos - crosp 53375 - Cirurgiã Dentista, Especialista em Ortodontia, www.ronconiramos.com.br


 

Voltar