FOTOS

Aprenda a fazer papinhas naturais para o seu filho
Isso fará toda a diferença na saúde e desenvolvimento da criança

A partir do sexto mês, o bebê tem a chance de experimentar alimentos novos com texturas e sabores diferentes do leite materno. A mamãe começa a introduzir na dieta papinhas doces e salgadas para incrementar a alimentação da criança. A nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, explica que as papinhas salgadas devem ser oferecidas de maneira gradativa, com ingredientes variados para que a criança possa se adaptar aos diferentes sabores, porém com atenção, pois nessa fase podem surgir reações adversas, como alergia, cólicas ou intolerância. 

 Iniciar essa fase com uma alimentação mais saudável, cheia de nutrientes e sem condimentos industrializados fará toda a diferença e proporcionará uma adaptação ao sabor de diversas frutas, legumes e vegetais, com isso, os princípios de uma alimentação saudável tendem a perdurar na vida adulta.

 A nutricionista ensina receitas com ingredientes nutritivos e naturais, lembrando que é necessário lavar as mãos sempre antes do inicio do preparo e higienizar os alimentos corretamente:

1-Papinha de carne, couve e abóbora
1 colher de sobremesa de óleo vegetal
1 colher de chá de cebola picada
2 colheres de sopa de carne moída
2 colheres de sopa de abóbora cortada em cubos pequenos
2 colheres de sopa de couve picada

 Modo de preparo: 

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

 2 – Papinha de frango, beterraba, mandioquinha e escarola
1 colher de sobremesa de óleo vegetal
1 colher de chá de cebola picada
2 colheres de sopa de frango cortado em cubos pequenos
1 mandioquinha pequena cortada em cubos
½ beterraba pequena cortada em cubos
2 colheres de sopa de escarola picada

 Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o frango. Acrescente em seguida a mandioquinha e a beterraba. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a escarola e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

3– Papinha de frango, arroz, cenoura e espinafre
1 colher de sobremesa de óleo vegetal
1 colher de chá de cebola picada
2 colheres de sopa de frango cortado em cubos pequenos
1 colher de sopa de arroz cru lavado
½ cenoura pequena picada em cubos
2 colheres de sopa de espinafre picado

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o frango. Acrescente em seguida o arroz e a cenoura. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte o espinafre e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

4- Papinha de carne, abobrinha e batata
1 colher (sobremesa) de óleo de girassol
1 colher (chá) de cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de carne desfiada
2 batatas pequenas cortadas em cubos médios
2 colheres (sopa) de abobrinha em cubos médios
½ colher (café) de sal

 Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, cozinhe a carne e depois desfie. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo, refogue a cebola, o alho, a carne desfiada e o sal. Acrescente em seguida a batata e a aabobrinha. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até todos os ingredientes estiverem bem macios. Amasse tudo com o garfo e sirva.


 

Voltar