FOTOS

Correção do Sorriso Gengival



Muitos pacientes percebem alguma alteração em seu sorriso, porém não conseguem identificá-la. Muitas vezes estas alterações estão relacionadas a gengiva e não somente aos dentes.

O sorriso gengival é uma doença?

O sorriso sengival não é uma doença, mas é uma condição bucal que pode estar relacionada desde discrepâncias ósseas até excessos gengivais pontuais, que provocam uma desarmonia estética.

Está presente em homens e mulheres?

Em ambos, porém em mulheres é mais frequente.

Tem tratamento?

A grande maioria dos casos de sorriso gengival podem ser resolvidos com procedimentos cirúrgicos simples, chamado de gengivectomia ou cirurgia de aumento de coroa. O resultado produzido por esses procedimentos são altamente estéticos. Vide FIGURA II.

Um recente estudo americano comparou a quantidade de exposição gengival entre o sorriso dos pacientes e os seus efeitos psicossociais, como atratividade, amizade, lealdade, inteligência e autoconfiança. As conclusões do estudo foram: pacientes com sorriso gengival apresentam limitações em suas carecteristicas pscicosociais e, quanto maior a exposição de gengiva, menos atrativo o sorriso do paciente é considerado. 

Por fim, podemos considerar ser de extrema importância o correto diagnóstico dado pelo cirurgião-dentista e a técnica usada por ele. O objetivo é promover resultados funcionais e estéticos, visando principalmente a plena satisfação do paciente.

Dr.Henrique Masson • Cirurgião-Dentista formado pela USP  e especialista em Periodontia da Ronconi Ramos Odontologia • www.ronconiramos.com.br


 

Voltar