FOTOS

Primavera sugere mudanças de visual e de comportamento
Por Arilton Batista

A chegada da primavera trás também algumas mudanças que vão além das questões climáticas. Entre o inverno e o verão, a estação é marcada por uma temperatura amena, em que há uma transição do frio para o calor. E, como as demais épocas do ano, tem suas peculiaridades e sugere transformações em diversos âmbitos, como na moda e no comportamento. Algumas atividades, inclusive, são mais apropriadas nesse período, devido aos dias mais longos e mais coloridos, por conta do florescer das árvores e a renovação das flores.

As presenças do vento e do sol fraco colaboram e estimulam para que as pessoas saiam de casa e pratiquem atividades ao ar livre sem que se desgastem tanto fisicamente. Algumas alternativas são os exercícios físicos, como caminhada e corrida, passeios pela cidade, com o animal de estimação, atividades aquáticas – pois não há superlotação e não faz frio – e até um piquenique no parque pode ser agradável no clima da primavera. “Me sinto muito melhor com a temperatura mais alta. Minha rinite agradece a chegada da primavera (risos). Praticar um esporte ou até mesmo armar um piquenique com a galera é muito mais convidativo com esse clima style”, conta Bruno Saike, 24, vocalista da banda de rock HE SAIKE. “É só esticar a toalha e curtir o visual e o clima”, complementa.

Para o free surfer e estudante de educação física Vinicius Aguillar, 25, a primavera, apesar de não ser a melhor época do ano para a prática do surf, ainda assim é possível aproveitar as ondas nessa estação. “Para quem é fissurado, tem o ano todo”, diz. Além disso, há esportes alternativos e que podem ser bem aproveitados durante a primavera, por exemplo, o slackline. Ainda pouco popular, o esporte consiste em caminhar e fazer manobras sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos – geralmente em postes e árvores. “O slackline, além de ser um ótimo passatempo, é um excelente exercício funcional para o corpo e para mente. Eu pratico porque me ajuda em outros esportes, como no surf e no futebol”, explica Vinícius Aguillar.

Para o jornalista de moda Rafael Pinheiro, 25, a primavera representa também a renovação do guarda-roupa. No Brasil as coleções de primavera-verão são apresentadas entre março e abril. Dois dos maiores eventos que marcam o setor da moda são o São Paulo Fashions Week e o Fashion Rio. Como a primavera antecede o verão e a temperatura é mais elevada, o clima sugere roupas mais leves, deixando de lado as blusas e os casacos pesados. Junto com o frio vai também o clima introspectivo do inverno. E marca a chegada de um astral mais elevado, com cores mais vibrantes. “As cores são essenciais para a estação. Na temporada de primavera-verão 2013/2014, cores fortes em acessórios – bolsas e sapatos –, como verde esmeralda, rosa, vermelho, azul, amarelo, laranja, roxo e a presença intensa do branco em looks inteiros”, diz o jornalista, que ressalta que, apesar das diversas tendências da moda, o estilo é próprio e único. “É importante observar cada tendência e tentar adequar ao seu estilo de vida, de maneira confortável e sempre com muito cuidado ao adequar as peças ao seu corpo. Vestir a moda com bem estar, conforto e leveza”, explica Rafael.

Assim como no universo da moda, a maquiagem sofre suas adaptações com a chegada da primavera, principalmente na intensidade das cores. Como a estação das flores ainda não é tão quente quanto o verão, é possível e aceitável que a maquiagem contenha tons mais escuros e um leve brilho. Segundo o maquiador e consultor de beleza Silvio Unzer, 30, na primavera, devido ao sol, que começa a aparecer, é importante a utilização de produtos que hidratam e reponham as vitaminas. “A primavera vem trazendo o sol e a pele delicada precisa de vitamina E. Portanto, os B.B Creams e o Primer são ideais para a reposição dessas vitaminas”, conta o profissional.

Às mulheres que não têm tempo ou preferem não fazer uma maquiagem mais sofisticada, o segredo pode estar no batom. “Por mais que ela não esteja à vontade para usar um make, a beleza pode ser realçada apenas com seu batom favorito. Eu sempre digo que encontrar o batom certo é a peça coringa”, complementa e finaliza Silvio Unzer.


 

Voltar