FOTOS

A nova moda masculina


O guarda roupa masculino é cada vez mais foco das novas tendências de moda. E um dos motivos desse fato ocorrer é o homem se preocupar cada vez mais com a sua aparência e estilo.

O que muitas pessoas não sabem é que já houve momentos na história em que o homem era mais ornamentado do que a mulher. No século XVII os nobres da corte se vestiam de maneira exagerada, inclusive com perucas, que muitas vezes dificultavam o andar. Essa falta de mobilidade mostrava que a pessoa não precisa trabalhar para se sustentar. 

Em contra partida, a roupa feminina, apesar de elaborada, tinha uma aparência natural. Após isso, o traje masculino pouco mudou até o século XX, enquanto o traje feminino passou por diversas modificações, variando do mais simples ao mais rebuscado. Isso porque o homem ideal deveria trabalhar e sua esposa, modelo ideal de mulher, deveria viver no ócio e mostrar a riqueza adquirida pelo marido.

Hoje em dia um homem bem vestido é sinônimo de estilo, além de estar confortável. Para quem gosta de seguir tendências, o ideal é filtrar as informações da passarela, adaptando roupas que estejam na moda e ao mesmo tempo tenham seu toque pessoal.  

Para começar a ousar, mas sem exagerar, use peças com cortes tradicionais em cores mais modernas, como por exemplo, uma camisa de cor rosa bebê ou lilás. Combine com uma calça jeans ou sarja cáqui, que irá equilibrará a produção. Finalize com sapatênis, para eventos mais descontraídos, e sapato social de bico fino preto ou marrom para ocasiões mais formais. Para um traje social, troque o jeans por uma calça de microfibra.

Uma peça coringa é o blazer. Com ele é possível fazer diversas combinações, desde um look para o escritório, até um passeio casual. Essa peça é confeccionada em tecidos diferentes, como o veludo cotelê, algodão, lã, tweed e até mesmo couro. Cada um modifica o look, o que ajuda a quebrar a rotina na produção.

Para os homens mais modernos,  a dica é investir nos acessórios. Cintos, relógios, óculos, anéis e correntes são opções para dar destaque, ousar na cor e trabalhar seu estilo dentro de peças tradicionais ou tendências.

Quando o assunto é escritório, o azul marinho é considerado o novo preto, e é muito mais fácil de combinar sem perder o ar de seriedade e ao mesmo tempo dar um toque moderno. A ousadia fica por conta da cor e padronagem da gravata, já que o guarda roupa formal é mais rígido.

A dica mais importante é: seja você mesmo! Não use roupas que você não se sinta bem só por que estão na moda, às vezes é importante ousar e inovar, mas dentro do seu perfil. Ter estilo é fazer as suas próprias regras de moda!


Monayna Pinheiro • Docente da área de Moda do Senac Penha. Estilista, bacharel em Desenho de Moda pela faculdade Santa Marcelina, com extensão em Gestão em Varejo de Moda pela IBmoda e especialização em Estética e Gestão de Moda pela ECA USP.


 

Voltar