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Motivação para Atividade Física

Fazer atividade física não tão fácil. Algumas pessoas iniciam, mas param após alguns dias ou meses. Outras nem mesmo conseguem iniciar, ou seja, não conseguem passar do pensamento para a ação. Aqui vão algumas dicas para iniciar e continuar uma atividade física:

1-Onde você está focando sua atenção? Eu me lembro de uma pessoa que queria fazer atividade física, mas nunca dava o primeiro passo. Um dia ela teve um infarto. Depois disso, ela disse: “eu não quero nunca mais passar por isso”. “Eu sofri muito no hospital”. Então, essa pessoa começou a fazer atividade física. Outra pessoa passou pela mesma situação e disse “eu quero ver meus netos crescerem, quero fazer o caminho de Santiago antes de morrer”. E também iniciou a prática regular da atividade física. Qual a diferença das duas pessoas? A primeira está querendo fugir de um possível sofrimento. A segunda está querendo se aproximar de um possível benefício. Qual das duas é melhor? Não existe melhor ou pior. O importante é que ambas conseguiram obter a motivação necessária para cuidar da sua saúde. Talvez se a primeira pessoa utilizasse a estratégia da segunda, não daria certo. E se a segunda usasse a estratégia da primeira, também não daria certo. Você pode notar para onde colocar sua atenção quando se trata de fazer atividade física e avaliar se essa seria a melhor estratégia. Talvez esteja querendo se aproximar de um estado desejado ou esteja querendo se distanciar de um estado desagradável. 

2- Atividade de preferência: é muito mais fácil fazer algo agradável do que fazer uma atividade a qual somente pensamentos desconfortáveis aparecem. Existem muitas atividades físicas. Algumas são mais vantajosas para um determinado objetivo. Por exemplo, sabemos que musculação é mais vantajoso do hidroterapia para pessoas com osteoporose. No entanto, eu particularmente não vejo muita vantagem em fazer uma atividade que faz bem para os ossos, mas que não faz bem para a mente. Então é necessário encontrar um caminho para que tanto os ossos sejam beneficiados quanto à vontade em fazer uma atividade física. O ambiente da atividade também deve ser agradável para você. Existem pessoas que preferem um ambiente agitado de academia. Outras preferem um ambiente com menos pessoas. Outras ainda preferem fazer exercícios ao ar livre. 

3- Alcance de resultados: ninguém gosta de fazer uma atividade e não obter o resultado desejado, ou fazer a atividade e ficar todo dolorido. Para obter resultados é necessário vários fatores relacionados ao treinamento os quais podem ser perguntados a um professional qualificado. No entanto, um dos fatores importantes é a REGULARIDADE na prática. Existem alguns outros fatores além dos citados acima que são importantes para que a atividade seja regular. Quando o número de alunos é menor, as pessoas tendem a faltar menos. E dessa forma alcançam resultados mais rápidos. Número reduzido de pessoas é importante para que o professor esteja próximo a você para motivá-lo e sentir sua falta caso haja alguma falta. Isso aumenta o seu comprometimento com a prática. Fique alerta com isso “pague “x” e você pode fazer TUDO. “Pague “x” e você pode vir a QUALQUER horário. Conhecendo o comportamento humano sabemos que muitas coisas, ou muita liberdade nos faz ficar perdidos ou reduzem nosso comprometimento. 

Ft. Rodrigo Rizzo • responsável pelo Instituto do Movimento – “Resultados para sua Saúde” e idealizador do conceito Mapa da Dor – “Uma nova maneira de pensar a dor” • www.impdor.com.br   www.mapadador.com.br • 2791-3266


 

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