FOTOS

Festa Junina no São Vicente é marcada por homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga

A Festa Junina do Colégio São Vicente deste ano, que aconteceu dia 8 de junho, contou com as atividades tradicionais da ocasião, como brincadeiras de pescaria, boca de palhaço e derruba latas; quadrilha, músicas e comidas típicas, como pastel, churrasco e milho. O diferencial ficou por conta da homenagem feita ao rei do baião e principal ícone da música e cultura nordestina, Luiz Gonzaga, que teria 100 anos hoje. O tema do evento foi “O Sertão cantado em prosa e verso pelo rei do baião”.

Luiz Gonzaga foi marcado e é reconhecido por ter introduzido e disseminado na cultura nacional ritmos musicais nordestinos, principalmente o forró e suas ramificações, que é o caso do baião, do xaxado, xamego, arrasta pé e a quadrilha. Para ilustrar e mostrar a história do nosso rei do baião, o Colégio São Vicente criou o Espaço Cultural Luiz Gonzaga. Uma sala foi disponibilizada para a exposição de fotos, filmes e acessórios semelhantes aos usados pelo artista, como a tradicional sanfona e o chapéu. Através de cartazes afixados na sala um histórico do cantor e compositor foi exposto.

Além do acesso ao material explicativo, os alunos do colégio também aprenderam e produziram, através de uma oficina de artesanato, obras que fizeram alusão ao músico brasileiro. Uma réplica da casa de Luiz Gonzaga foi instalada no colégio, a fim de aproximar os participantes da festa de detalhes mais precisos sobre a vida de Gonzagão, como também é conhecido.

Segundo Soreny de Espírito Augusti, diretora adjunta do São Vicente, houve uma participação significativa por parte dos pais e responsáveis. “A festa esteve em movimento o tempo todo. As famílias participaram de todas as atividades. Esteve aqui uma ex-aluna que hoje é avó de alunos do colégio. Isso mostra a importância da família no processo de formação da criança”, conta Soreny.


Compromisso e seriedade de quem investe em educação há mais de um século!
saovicente@colegiosvicentinos.com.br • (11) 2090-1400
Praça Nossa Senhora da Penha, 161 – Penha.


 

Voltar