FOTOS

Empresas com responsabilidade socioambiental foram homenageadas pela Câmara Municipal e Associação Comercial de São Paulo

Em solenidade ocorrida no Salão Nobre da Edilidade Paulistana, no dia 10 de junho, a Associação Comercial de São Paulo, por meio de suas 15 distritais, e a Câmara Municipal, através do vereador Gilberto Natalini (PV), prestaram homenagens e premiaram empresas que são destaque com relação à responsabilidade socioambiental.
 
Pelas distritais localizadas na Zona Leste, foram homenageadas: da Mooca, dirigida por Francisco Antonio Parisi,  a Associação de Beneficência e Filantropia São Cristovão, representada por Valdir Pereira Ventura; da Penha, dirigida por Luciano Carlos Araújo Lima, o Shopping Center Penha representado por Débora Negrini e Gislaine Dermonde; de São Miguel, dirigida por Fernando José Velucci, a Fernik Ind. e Com. Ltda,  representada por Waldoylson da Silva Miranda; e do Tatuapé, dirigido por Antonio Sampaio Teixeira, o Grupo Microsom, representado por Dílson Vinicius Pavezi.

Coleta seletiva de lixo, reutilização de água da chuva, uso consciente da energia elétrica, aproveitamento da energia solar e da luz natural, inovações tecnológicas e reciclagem são algumas das ações socioambientais implantadas pelas empresas homenageadas. Temas como estes têm sido bastante explorados, viraram tendências e são seguidos por grandes e pequenos grupos empresariais que visam melhorar a qualidade de vida dos funcionários e respeitar o meio ambiente. 

As ações no Shopping Penha, por exemplo, vão desde a utilização de secadores de mão nos banheiros, no lugar do papel descartável, até a lavagem ecológica de veículos, que gasta uma quantidade menor de água, quando comparada com a lavagem convencional. Outro recurso de grande importância socioambiental implantado no shopping é a reutilização da borra do café como adubo para as plantas e jardins. O material também é distribuído ao público para ser usado como preventivo ao mosquito da dengue. Tetos de vidro e lâmpadas de led também estão entre os diversos recursos adotados pelo grupo para economizar energia elétrica.

Além de práticas diretas, o Shopping Penha vem desenvolvendo, através de uma equipe direcionada, eventos e ações temáticas aplicadas a todos os públicos, como a Hora do Planeta – ato criado pela ONG WWF –, em que luminosos da praça de alimentação são desligados durante uma hora. Também foi distribuído aos lojistas um dispositivo que marca o tempo suficiente para o banho, o time shower. Durante a comemoração do Dia Mundial da Água deste ano, no mês de março, as crianças que visitavam o shopping foram contempladas com uma brincadeira interativa e que ressalta a importância da preservação do meio ambiente. “As crianças que passaram pelo shopping puderam brincar na Aguatividade, um jogo interativo no qual elas caminhavam sobre um tabuleiro gigante com dicas sobre consciência ambiental. Também foram distribuídas garrafinhas de água contendo uma frase sobre preservação da água para lojistas, clientes e crianças participantes do jogo de tabuleiro”, explica Débora Negrini Blanco, superintendente adjunta do shopping.

Seguindo a mesma teoria de conscientização está o São Cristóvão Saúde, que também possui diversas formas de preservação ambiental e a utilização de recursos naturais. A utilização de água da chuva para a lavagem de pisos, jardins, calçadas e veículos é um dos destaques. Com esse sistema o grupo chega a economizar, em média, 112 mil litros de água no mês. Lá também há a preocupação com a racionalização de energia elétrica. Para aproveitar a luz do dia e minimizar o consumo de eletricidade, coberturas translúcidas foram construídas.

Para garantir a eficácia dessas ações, o São Cristóvão periodicamente recicla as informações e aplica testes nas equipes. “A Instituição, preocupada com o meio ambiente e sociedade, vem retomando a prática do PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde. Desde outubro de2012 as áreas vêm recebendo treinamentos e auditorias, a fim de verificar os resultados. Nesse treinamento é mostrada a forma correta de descarte dos resíduos e seus impactos aos colaboradores, Instituição e meio ambiente”, conta Valdir Pereira Ventura, presidente do grupo.

As outras empresas homenageadas durante a solenidade foram a Helicidade Heliporto Ltda, do Butantã; A Gaivota Importex Global Ltda, do Centro; Elejota Editora Ltda, do Ipiranga; Nicom Materiais para Construção Ltda, do Jabaquara; Ecofit Club, da Lapa; Dajac Indústria e Comércio de Óleo Vegetal Ltda, da Distrital Noroeste; o Grupamento de Radiopatrulha Aérea, representando a Distrital Norte; o jornal Gazeta de Pinheiros; Inarco Internacional Art Imp. Exp. Com Repres. Ltda, de Santo Amaro; Civiam Comércio, Importação e Exportação Ltda, da Distrital Sudeste; e a Auto Mecânica Napoli Ltda, da Vila Maria.


 

Voltar