FOTOS

Dia do Homem é comemorado em 15 de julho

             

               Pouco lembrado e sem tanto glamour, o Dia do Homem no Brasil é celebrado em 15 de julho. Já em âmbito internacional a comemoração acontece dia 19 de novembro e foi criado no ano de 1999 em Trinidad e Tobago com apoio da ONU - Organização das Nações Unidas. O principal objetivo da data é a valorizar e reforçar a atenção com a saúde masculina, tendo em vista que o homem tem menor expectativa de vida que o público feminino.

A comemoração, porém, divide opiniões, principalmente quando comparada com o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. “Essa é só mais uma data comemorativa, interessante apenas para o comércio. E não tem um fundamento, como tem o Dia da Mulher”, comenta a auxiliar administrativa Terezinha Santiago, 31, que defende a ideia de que já vivemos numa sociedade em que a figura masculina é vista como superior à feminina. Se os homens necessitam disso porque estão cansados das piadinhas, sem problemas”, brinca.
O designer gráfico Eduardo Pirré, 29, acredita que a comemoração do Dia do Homem é importante para propagar a igualdade entre os gêneros. “Não tem que haver diferenças entre homens e mulheres. Se tem uma data para comemorar o Dia das Mulheres, pode ter também a dos homens”, defende o designer. Em tom descontraído, ele fala de outro motivo importante para a celebração. “Muita gente tem o costume de falar que nós homens não prestamos. Não pode generalizar”, diz.
Independente da divisão de opiniões e da polêmica que o Dia do Homem gera de certa forma, a saúde masculina – que é o objetivo central – merece atenção. Além disso, o comércio pode adotar a ocasião para sacudir o setor, como acontece no Dia Internacional da Mulher. 

por Arilton Batista

 

Voltar