FOTOS

Quando e como adotar um animal
por Dra. Elizabeth Alvim de Souza Mello

Antes de tomar uma decisão de adotar ou comprar um animal de estimação devemos levar em conta que um animal vive em média 15 anos, portanto durante esse tempo você terá que se dedicar e ter um tempo para esse novo membro da família. A posse responsável hoje é vista como lei na nossa legislação então quando for adquirir, verifique o espaço fisíco, já que dependendo da raça requer mais espaço ou menos espaço, cuidados médico veterinários e de higiene e também os gastos financeiros que esse animal venha a dispensar.

Em relação aos cuidados médicos o animal deve ser castrado, vacinado uma vez por ano com a vacina V10 onde imuniza de algumas viroses, a vacina da raiva e vermifugação a cada seis meses, basicamente oferecer ração de acordo com a raça e a idade, e água a vontade e fresca.

Para que seja feita uma higiene ideal como banho e tosa isso depende da estação do ano e o tipo de pelos dos animais, no verão o indicado são banhos semanais, no inverno são banhos a cada quinze dias. Animais de pelo longo deve-se fazer uma tosa ou tosa higiênica, além de escovações diárias para que os pelos não embolem e formem nó. Animais de pelo curto além dos banhos deve-se escovar em dias alternados para a renovação dos pelos.

Os gatos podem tomar banho com intervalos de 15 dias, já a tosa deve-se ter cautela pois existe algumas raças de gatos que podem ter alergia a máquina de tosa e consequentemente ocasiona uma doença chamada alopecia pós tosa, que não cresce mais pelo na região afetada.

Não devemos esquecer que um petshop confiável tem um médico veterinário responsável. É imprtante verificar se o mesmo se encontra cadastrado nos órgãos competentes como o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), conhecer as instalações e a infraestrutura bem como, no banho e tosa, se existe a possibilidade de ver o seu animal tomando banho através de um vidro  ou em câmeras online pela internet. O mais importante é verificar se as pessoas que trabalham nesse estabelecimento gostam de animais, pois para trabalhar com animais tem que ter muito amor.

Para que possamos escolher uma raça ideal devemos levar em conta o estilo de vida de cada família. Existem raças que são mais sossegadas e outras que são mais hiperativas, mas independente da raça, todos necessitam de atenção, carinho, brincadeiras, banhos, levar ao veterinário. Em relação aos passeios o ideal é passear uma vez por dia para desestressar e criar uma relação de convivência com outras pessoas e outros animais Geralmente o proprietário leva de 1 a 2 horas por dia com esse mimo para seu animalzinho.

Para quem mora em apartamento o ideal são animais de pequeno porte como: poodle, pincher, basset duschund (salsicha), lhasa apso, shitzu, yorkshire, pug, spitz alemão, beagle e srd de porte pequeno entre outros.

Já para quem mora em casa além dos de porte pequeno pode-se também ter os de porte grande e médio como: doberman, rotweiller, pastor alemão, boxer, buldogue, rodhesian, golden retriever, labrador, dogue alemão, cocker spaniel, setter ingles, kuvazs e srd de porte médio e grande, entre outros.

Para quem tem crianças os mais amistosos, que gostam de brincar e são dóceis são: beagle, lhasa apso, shitzu, boxer, pastor alemão, golden retriever, labrador e pug.

Já para os idosos indico os mais tranquilos e dóceis que são: pug, lhsa apso, buldogue ingles, buldogue frances, cocker spaniel, wippet e inclusive os srd mais mansos.

Agora se você não tem tempo, o melhor é não ter cachorro pois eles gostam e precisam de atenção. Se a pessoa quiser ter um animal é melhor que adote um gato, um passarinho, peixes ou até uma tartaruga desde que essa tenha licença do IBAMA, pois são animais que necessitam de carinho, mas também são mais independentes. Já o cachorro cria naturalmente uma dependência do dono pois para ele o dono é o líder da matilha e é considerado um pai ou mãe.

Finalizando quando for adotar um animal, de qualquer espécie tenha em mente que ele é ser vivo que sente fome, dor, medo, sede, gosta de carinho e necessita de atenção, cuidado com a higiene, com a saúde e com alimentação. Não é um objeto que você possa se desfazer a qualquer hora pois ele se apega a você e se ele for um cão durará no mínimo 15 anos e pode ter certeza que serão os melhores anos da sua vida!!!

O cão é o único ser que nos ensina amor incondicional,amizade incondicional e morte!!!!


Dra Elizabeth Alvim de Souza Mello • CRMV 8058 • Veterinaria na Xandogs Pet shop • fone 26317580


 

Voltar