FOTOS

Protetor Bucal


Afinal, para que serve o protetor bucal?

 

O protetor bucal é classificado como um aparelho bucal removível e tem como finalidade a proteção aos dentes, lábios e mucosa, como também ajuda a evitar lesões cerebrais, lesões das juntas do queixo, fraturas da mandíbula e a herniação da coluna cervical em esportes de contato.

Recentes estudos científicos têm apontado para os grandes benefícios que o uso dos protetores podem oferecer. Além de proteção, o uso do protetor pode aumentar o rendimento do atleta, potencializando a força muscular e também melhorando o fluxo de ar durante a respiração. É importante lembrar que os estudos apontam para maiores benefícios quando se usa o protetor feito sob medida.

No mercado existem diversos tipos de produtos que podem ser classificados em três grandes categorias:

• Protetores comuns:  São comercializados por redes varejistas especializadas em esportes e são apresentados em tamanhos padrões: pequeno, médio e grande;

• Protetores moldáveis em água quente: São aplicados aos dentes por pressão depois de serem fervidos em água e são encontrados em lojas de artigos esportivos;

• Protetores feitos sob medida: Esta opção pode ser oferecida aos pacientes pelo Dentista. O protetor é fabricado a partir do molde dos dentes do paciente, resultando assim uma melhor adaptação e conforto no momento da utilização.

Todos os produtos citados apresentam suas vantagens e limitações: protetores comuns não se adaptam perfeitamente aos dentes, os moldáveis deterioram-se com o tempo e, os sob medida, apresentam um custo maior em comparação com os demais produtos no mercado.

O número de praticantes de esporte de contato têm crescido consideravelmente, principalmente pela difusão do MMA (Artes Marciais Mistas) na sociedade.  Entretanto, deve ficar claro que esporte de contato é toda prática esportiva em que um atleta interage fisicamente com seu oponente, por exemplo: futebol, boxe, rúgbi, karatê e etc.
Muitos praticantes do esporte pensam que apenas atletas de alto desempenho ou profissionais podem fazer o uso dos protetores. Contudo, todo praticante de esporte de contato pode utilizar o protetor, primando pela sua saúde física e bucal, entendendo que as sequelas de um trauma (acidente) podem ser irreversíveis. Sendo assim, a prevenção e o uso de equipamentos de proteção são imprescindíveis, tanto para profissionais ou amadores.

Outro ponto fundamental que frequentemente é ignorado pelos esportistas é a falta de cuidado com a sua saúde bucal, porque não tem conhecimento que problemas bucais como: dentes com focos de infecção, dentes mal posicionados e pacientes respiradores bucais, podem comprometer seu rendimento em até 20%.

É importante orientar aos pais, que crianças em idade escolar  entre 6 e  11 anos têm uma alta taxa de acidentes, o equivalente a 30 a 40%, devido às práticas de atividades esportivas ou lúdicas. Os acidentes em ambiente escolar podem provocar injúrias leves à graves. Portanto, o uso dos pretores bucais pode ser uma ótima indicação para a prevenção de acidentes.

Por fim, profissionais do esporte, amadores e crianças devem procurar um Cirurgião-Dentista capaz de diagnosticar e indicar o melhor protetor para a sua modalidade esportiva. Também é essencial visitar regularmente o Dentista para prevenção de problemas bucais e manutenção da saúde bucal.


Dr. Henrique Masson • Cirugião-Dentista da Ronconi Ramos Odontologia • www.ronconiramos.com.br


 

Voltar