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Administração do tempo

Um dos maiores desafios dos dias de hoje é administrar bem nossas ações, fazer o tempo trabalhar ao nosso favor e conciliar o trabalho com a vida pessoal, garantindo mais qualidade de vida! O tempo é exatamente igual para todo mundo e você não pode economizá-lo para gastar em outro momento.

O mundo moderno é mestre em ‘roubar’ nosso precioso tempo. Tecnologias, trânsitos, internetes, reuniões; sem falar, nas redes sociais, que basta você entrar para dar uma olhadinha e se perder por horas.

Existem diversos livros, cursos e especialistas falando sobre esse assunto e, independente, da metodologia, todos acreditam na mudança e defendem a ideia de adquirir novos hábitos para gerenciar suas ações.

E, tudo pode ficar mais simples, se você adotar algumas ações para administrar melhor suas atividades no tempo:

1) Liste suas atividades

Crie uma tabela semanal, anote todas as atividades que precisa realizar, classificando-as por ordem de prioridade, dia da execução e recursos necessários para realiza-la.

Conforme tabela abaixo.

Assim que concluir uma atividade, registre na planilha, isso lhe trará mais clareza do que deve ser feito e, seu cérebro, tem mais facilidade de executar quando vê as coisas no papel.

2) Seja disciplinado e livre-se das distrações

Siga o planejamento e certifique-se que não está saindo do foco.


Atividade

Prioridade

Tempo
Necessário

Dia para
Execução

Recursos
Necessários

Conclusão

Tarefa 1

Alta

2 horas

Segunda

Pesquisa

 

Tarefa 2

Alta

1 horas

Terça

 

 

Tarefa 3

Média

3 horas

Segunda

   

   
          
Evite trabalhar com páginas sociais e outlook abertos. Utilize eventuais intervalos do seu dia para utilizar as redes sociais e defina prazos máximos de permanência diária nessas conexões.

Quanto aos e-mails, estabeleça horários específicos para lê-los e respondê-los.

3) Aprenda a delegar tarefas e a dizer não

Não acumule tarefas,  não tente fazer tudo sozinho e delegue atividades para outras pessoas. Não assuma novas atividades que possam comprometer seus deveres atuais. Aprenda a dizer não.

4) Faça Intervalos

Programe suas pausas ao longo da jornada de trabalho, isso, lhe trará mais satisfação e energia.

Importante, também, eleger períodos de descanso e diversão ao longo do mês.

5) Prepare-se para imprevistos

Por mais que você planeje, é comum acontecerem imprevistos que podem desorganizar a sua agenda. Conscientize-se dessas possibilidades e saiba lidar com eles, adaptando seu planejamento semanal.  Mas, cuidado para que isso não vire uma rotina.

Conquistar mais tempo para as coisas que realmente são importantes na nossa vida e alcançar resultados esperados exige dedicação e organização.

As dicas acima funcionam, muito bem, para algumas pessoas, inclusive para mim, mas, são apenas sugestões.  Você pode adaptá-las ou criar o seu próprio método. O importante é desenvolver estratégias para administrar melhor sua vida, ganhando mais qualidade e satisfação.

Simplifique sua vida!


Renata Burgo - Psicóloga e Pós-Graduada em Administração de Empresas com ênfase em RH, pela FAAP - Proprietária da Potens Desenvolvimento Pessoal e Profissional. É Life Coach, Professional Coach, Executive Coach, Bussiness Coach, Time Coaching & Leader as a Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pelo BCI -Behavioral Coaching Institute e reconhecida pelo ICC - International Coaching Council, possui Certificação Alpha Coaching.


 

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