FOTOS

Como tratar suas fotos 


 

Olá pessoal, nesta edição vou dar dicas simples que vão ajudar a melhorar suas fotos.

É muito comum, na hora de fotografarmos, não termos a condição ideal, nem o tempo necessário para poder captar a cena com a devida regulagem da câmera. Temos que agir rápido, porém podem ocorrer problemas na imagem, e gostaríamos de guardá-la devido a importância do momento, não é?

Pois bem, para isso existe a pós produção que nada mais é que o tratamento das imagens depois de fotografadas.

Existem vários programas de tratamento de imagens pagos e gratuitos, sofisticados para profissionais e simples para iniciantes. Porém todos tem as funções que vou relacionar aqui:

Passo 1: Carregue as fotos no programa escolhido.

Passo 2: Vá para opção exposição, e procure deixar a foto o mais próximo da realidade. Esse comando serve para você clarear ou escurecer a foto.

Passo 3: Temperatura de cor ou cor:  utilizando esse comando, você vai dar a cor correta a sua foto. Ela funciona basicamente adicionando azul ou amarelo a foto e dessa forma corrige uma eventual diferença de temperatura (cor) na foto.

Passo 4: Contraste ou brilho: essa opção realça o contraste e o brilho da foto.

Deixando a foto com o contraste e brilho correto, as cores sobressaem.

Dica legal para iniciantes:

Nas opções acima, escolha sua opção e sempre click em automático, o programa fará um auto ajuste, aí o ajuste fino você escolhe conforme sua conveniência.

Essas dicas foram básicas, somente para dar início ao tratamento de suas fotos.

Vale lembrar que as correções acima são básicas, obviamente existem muitas outras técnicas que serão abordadas em edições futuras.

Boas fotos!!! E até a próxima edição...


Marcio Guastelli - fotógrafo
fotografe@citypenha.com.br


 

Voltar