FOTOS

Vinho Rosé
 
Um Verdadeiro Encanto
 
O vinho rosé tem seu lugar de origem em Provence na França, região que encanta o mundo pela sua bela paisagem florida, mais precisamente de lavanda e também de seu glamour e de suas lindas praias. Mas não é só desta localidade que há produção de roses, na Itália, Portugal, Espanha esse tipo de vinho também tem sua grande importância.
A elaboração deste tipo de vinho é a partir de uvas tintas, pois a casca que dá a coloração ao líquido e há dois modos de vinificação a pressunsage e a sangria. Na primeira a maceração é curta, as uvas são delicadamente prensadas pneumaticamente após o esmagamento dos bagos; resulta em vinhos de coloração leve, com tons “casca de cebola”, salmão ou flamingo e aromas de frutas vermelhas e toques florais de rosas. No segundo método, filtra se o mosto do vinho, após um breve período de maceração, que dura normalmente de 8 a 24 horas, resultando em uma coloração mais acentuada, remetendo a tons de cereja, aromas de frutas vermelhas maduras.
Em relação a gastronomia, é muito versátil a sua harmonização, combina com pratos leves, como saladas, frutos do mar, especialmente salmão, lagosta, camarão e crustáceos; além de massas com molhos leves e carnes brancas Para quem gosta de pratos mais apimentados também é uma ótima solução. Mas não só para acompanhar a comida à mesa, mas também para acompanhar uma boa conversa entre amigos e familiares A temperatura de serviço deve estar entre 10ºC a 14ºC para um melhor aproveitamento de seu aroma e seu sabor.
O tipo de vinho não faz distinção entre homens e mulheres, mas sempre se identifica com a personalidade, ocasião e harmonização com a gastronomia. Nesse mês, comemora se o dia das mães e nada melhor para presentear essa Mulher tão especial com um bom rosé, esse vinho de características delicadas com boa presença, além de aromas perfumados; assim como nossas mães: sempre ternas, perfumadas e delicadas.
 
Raphael Sena Cardoso Evangelisti
Sommelier de Vinhos da World Wine / La Pastinasena.raphael@gmail.com

 

Voltar