FOTOS

Facilitando e modernizando a sua higiene oral
 
“A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes, podem ser evitados com uma escovação adequada e o uso do fio dental.” 
Então se sabemos disso por que é que grande parte das pessoas não mudam suas rotinas e melhoram, assumindo um sorriso saudável e harmonioso?
O motivo principal é a dificuldade de aliar a rotina à estes bons hábitos. Para ajuda o leitor a cuidar e manter o seu sorriso, seguem as principais dicas:
Dica 1 - Fio dental - Pelo menos uma vez ao dia, procure usá-lo antes de dormir. Se não conseguir passar o fio dental convencional por “alguma razão” utilize hastes com fio dental ou o aparelho elétrico Water Pik. Não durma sem utilizar uma destas opções, pois durante a noite a salivação diminui favorecendo aos problemas bucais.
Dica 2 - Escova Dental - No mínimo 3 vezes ao dia, sendo uma escovação bem detalhada. Evite escovas duras ou que apresentem cerdas acessórias de borracha. Uma escova que costumo indicar é a CuraProx 5460 cujas cerdas são macias e delgadas, impedindo a retração gengival e removendo a placa bacteriana. Não se esqueça de escovar o “céu da boca”!
Dica 3 - Raspador Lingual - Tenha sempre o cuidado de verificar a cor a língua. Se o centro da língua estiver branco, provavelmente existe a saburra lingual, que deve ser removida passando o raspador lingual delicadamente. A saburra lingual é uma das principais causadoras de mau hálito.
Dica 4 - Açucar - Estabeleça uma ingestão inteligente dos açucares. “Beliscar” ao longo do dia mantém o pH da boca ácido favorecendo à diversos problemas bucais. Evite alimentos como alimentos pastosos com grande quantidade de sacarose, como bolachas, doces etc.
Dica 5 - Visite seu dentista regularmente e cuide do bem mais precioso que é a sua saúde.
 
_____________________________________________
Dra. Adriana Scromov Espada
CRO 87500 • Graduada pela Faculdade de Odontologia da USP • Membro da Equipe Odontologia Espada • Membro da American Dental Association • Membro da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas de São Paulo • Especialista em Cirurgia e Traumatologia - Bucomaxilofacial pela APCD • Aperfeiçoamento em Estética e Harmonização do Sorriso pelo CETAO www.odontologiaespada.com.br

 

Voltar