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Pare de Reclamar

 
É comum encontrar pessoas que reclamam de tudo.
Será que reclamar suaviza a raiva contida contra alguém ou situação?
Ou será porque não consegue ter pleno êxito das coisas desejadas?
Reclamam do governo, do sistema de governo, da polícia, da educação, dos professores, da empresa onde trabalha, dos amigos, dos clientes, da comida ou do seu sabor, do clima ora está frio, ora está calor, das músicas, da televisão, do rádio, da iluminação, dos filhos, do marido, da esposa, do funcionário, etc.
Qual a satisfação em reclamar?   O que acontece quando reclama?
Será que os reclamados irão gostar, quando souberem ou tomarem conhecimento da reclamação?
E quando reconhece que merece ser reclamado e não o faz?
A reclamação pode ser justa e devida, entretanto, para quem está do lado reclamado, pode não pensar dessa forma.
Vão admitir e reconhecer que a reclamação procede ou vai se ofender e romper a amizade?
Fazendo da reclamação um hábito, diminuem-se os amigos e o relacionamento com essas pessoas que são alvo das reclamações, mesmo que em pensamento, começam a mudar.   Será para melhor ou pior?
Quem reclama aumenta antipatia e quem coleciona antipatia, mágoa, inimizade, mau humor e ressentimento, tende a se isolar.
Pois ela própria não se aproximará das pessoas, das empresas, dos funcionários, da polícia ou dos amigos que ele reclama ou critica com ou sem razão.
Ora, o mundo em que vivemos é baseado na comunicação mental, portanto, tudo que for pensado ou falado é irradiado pelas ondas ‘hertzianas’ e é captado por aquelas pessoas de quem se fala ou pensa.
Como exemplo, cito uma situação tal como quando a orelha está coçando, em que comentamos: “puxa alguém está falando da minha pessoa”, ou então, quando constatamos um fato ocorrido nos sonhos, como se a pessoa tivesse enviado um recado.
Por estas e outras, podemos afirmar que o melhor é falar bem, elogiar as virtudes e até mesmo olhar com bons olhos os erros e falhas que os outros tenham cometido, em vez de reclamar.
Atitude de agradecer e só procurar motivos para elogiar, enaltecer as virtudes e qualidades certamente agradará as pessoas, que passarão a demonstrar reciprocidade, pois esse sentimento de elogiar e demonstrar afeto e calor se comunica, levando ao conhecimento delas.
Acima de tudo, em qualquer situação, o mais importante é o sentimento puro de amor ao próximo.
Assim, a prática de elogiar a todos criará um bom relacionamento, aumentará simpatia e estima, levando-o a conquistar o sucesso.
 
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Hatiro Shimomoto é escritor, Presidente da Organização King de Contabilidade; Hatiro Shimomoto Advocacia; TRIJAB - Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil; ABRADE - Associação Brasileira de Defesa das Empresas; Dep. Estadual 6 madatos. Professor, advogado e contabilista.

 

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