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Exercite-se e ganhe qualidade de vida



Não é segredo que praticar uma atividade física é fundamental. Não apenas pela questão da estética, mas principalmente pela saúde do corpo e da mente. 

O fato é que em tempos onde a pressão é cada vez maior em todos os segmentos da vida, encontrar uma “válvula de escape” é imprescindível e, muitas vezes, os exercícios se tornam uma verdadeira “terapia”.

De acordo com os profissionais da área os parâmetros atuais apontam que a sociedade moderna sofre de uma doença chamada hipocinética, que é a falta de movimentos, e de sedentarismo. 

Segundo eles, esse quadro remete a doenças como obesidade infantil e adulta, hipertensão arterial e diabetes. O ser humano nasce com cargas genéticas natas, chamadas de capacidade. Elas possuem características condicionais, como a resistência, a velocidade, a força e a flexibilidade, além disso, existem também as coordenativas, referentes ao equilíbrio, ao ritmo, à orientação espacial e temporal, por exemplo, que permitem a prática dos exercícios físicos. Todo ser humano já nasce com elas, mas para que se desenvolvam com total eficiência é preciso que as pessoas interajam com o meio ambiente, por meio de tarefas chamadas habilidades motoras. 

Pronto para se exercitar e melhorar a sua qualidade de vida? Confira algumas sugestões de atividades e escolha a mais adequada para você! 

Ciclismo 

Desenvolve o sistema cardiovascular, a coordenação motora os membros inferiores (pernas e coxas) e consome uma boa quantidade de calorias, sendo que um dos benefícios para a saúde é a diminuição do colesterol ruim. 

Esta atividade física não tem limite de idade; contudo, é imprescindível fazer um check-up anual para saber como anda a saúde do coração. 

O exercício melhora também o equilíbrio e a atenção, e é possível começar no ciclismo a partir dos dez anos.

Corrida 

A corrida desenvolve o sistema cardiovascular e consome um bom número de calorias. Durante a prática, diferentes partes do corpo são exigidas, como as costas, o abdômen, as pernas e as coxas. 

É importante verificar se não tem nenhuma restrição óssea e articular antes de ingressar nessa modalidade.

Segundo os especialistas para extrair o melhor dessa atividade, é preciso ter como base a intensidade correta referente à faixa de idade. A corrida tem muitos benefícios, mas o principal, além da queima calórica, é a liberação da serotonina, hormônio que dá a sensação de prazer ao realizar o esporte. Para se ter ideia, pessoas que sofrem de depressão não o liberam.

Danças 

Prazerosa ao extremo, essa atividade envolve todo o corpo e a mente, desenvolve a coordenação motora, queima caloria e ajuda as pessoas no convívio social. 

É uma atividade que as crianças podem começar a partir dos três anos como uma atividade lúdica, e a partir dos cinco ou seis anos, são introduzidas as técnicas de dança e o aprendizado é mais didático. O melhor é que não existe idade ideal para parar de dançar.

Lutas 

As lutas desenvolvem a coordenação motora e, dependendo da arte marcial escolhida, aprimoram a disciplina, o equilíbrio físico e mental, e movimentam o corpo todo. As lutas também melhoram a condição cardiovascular. Não existe limite de idade para a prática. À medida que o esportista envelhece, é reduzida a quantidade e a intensidade dos treinos.

As lutas também aliviam o estresse, aumentam a autoconfiança e fazem a pessoa emagrecer.

Hidroginástica 

Apesar de ser voltada para adultos e as pessoas da melhor idade, a hidroginástica pode ser praticada por crianças, desde que a piscina tenha a profundidade adequada.

A hidroginástica é uma atividade aeróbia e anaeróbia, aprimora a resistência e o condicionamento físico além de auxiliar na redução do peso e é indicada para quem tem problemas na coluna e nas articulações, como o joelho.

Musculação 

Quando bem orientada, a musculação não influencia negativamente no crescimento conforme muitos acreditam. Não existe uma idade certa para começar um treinamento com crianças e adolescentes, pois isso depende da maturidade de cada pessoa, Todavia, cuidados como não utilizar cargas máximas, ou próximo delas, e criar um programa bem definido de treino devem ser tomados e deve ser seguida a orientação de um profissional especializado. Além do fortalecimento de todos os músculos, a musculação ajuda na manutenção da postura, no processo pós-cirúrgico e serve como preparação para outras atividades, como tênis, golfe, natação e futebol.

Pilates 

Apesar de sua aparente tranquilidade, essa atividade física requer um grande esforço físico, já que a musculatura interna do corpo é bastante exigida. Dentre os seus benefícios, estão a melhora da postura, da respiração e dos sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) e o alívio de tensões e de dores. A prática pode começar a partir dos sete anos, pela maior consciência corporal da criança, e não existe um limite de idade.

Yôga 

Os exercícios da Yôga melhoram a flexibilidade, a coordenação, a capacidade cardiorrespiratória e o equilíbrio, desenvolvendo ainda o autocontrole e a disciplina. A prática pode começar aos seis anos e, para iniciar, o aluno só precisa de um 'corpo', 'pulmões' e ter a 'cabeça no lugar'.


 

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