FOTOS

Fotos com Celulares...
como obter bons resultados?



Olá pessoal, o nosso assunto de hoje fala sobre um tema bem atual, como obter boas fotos através de aparelhos celulares. Quem nunca precisou recorrer a um celular para registrar um momento inesperado ou numa ocasião especial?
As pessoas costumam me perguntar: “Marcio fiz uma foto linda com meu celular, mas quando mandei imprimir no laboratório ficou horrível, porque?”.
Em primeiro lugar, temos que aceitar o fato de que o celular não é câmera fotográfica. Ele apenas tem uma função de captura de imagem, portanto seus recursos são limitados. Nesse sentido, temos que buscar recursos que nos ajudem a minimizar o prejuízo... sendo assim, aqui vão algumas dicas fáceis de aplicar:
1-    Evite utilizar zoom com o celular, prefira se aproximar do assunto para fotografar, o zoom do celular é digital, por isso, não proporciona bons resultados. Seria necessário uma lente com zoom (zoom óptico). Os celulares em sua maioria não possuem.
2-    Busque sempre ambientes bem iluminados, de preferência com luz do dia, caso não seja possível, tente se utilizar de fontes de luz disponíveis no local. O flash dos celulares são, em sua maioria, muito pequenos e a luz emitida não é uniforme, por isso muitas fotos ficam com um excesso de luz no centro e ao redor mais escurecido.
3-    Sempre analise o assunto antes de fotografar. Muitas pessoas capturam imagens verticais na horizontal e vice versa, isso ocasiona desperdício da área útil e posteriormente quando for passar essa foto para o papel, terá que novamente enquadrar o assunto, podendo perder resolução.
4-    Você também pode utilizar alguns programas que te ajudem a melhorar a imagem após tirar a foto, como o Lightroom da Adobe, que vai te dar vários recursos de pós produção, podendo aumentar a definição da foto (ruído), suavizando a pele (luminância) e muitas outras ações, porém é um programa pago e de relativa dificuldade no manuseio, indicado geralmente para profissionais.
5-    E por fim, você ainda conta hoje com muitos aplicativos que podem disfarçar a falta de qualidade de uma foto através de efeitos, como o “PICASA”. Esse é um programa da Google e pode ser baixado gratuitamente em seu computador, além de possibilitar o tratamento e aplicação de efeitos de maneira simplificada, ainda gerencia todas as imagens de seu computador automaticamente, facilitando o envio de arquivos via internet.
Tenho certeza que se aplicarem essas dicas em suas próximas fotos com seus celulares, obterão resultados melhores. Lembre-se: seja qual for a qualidade alcançada, o importante é não deixar de registrar o momento, pois uma imagem vale mais que mil palavras.
Envie suas dúvidas para: fotografe@citypenha.com.br.
Um abraço e até a próxima.


Marcio Guastelli fotógrafo

 

Voltar