FOTOS

Sommeliers de Cervejas, uma nova profissão!




Assim como há vinte anos os brasileiros começaram a se encantar pelos vinhos, dando espaço para o surgimento de centenas de profissionais sommeliers para essa bebida, vemos hoje o furor em torno das cervejas, principalmente ao que denominamos de cervejas especiais.
Cada dia mais os consumidores querem entender detalhes sobre essa bebida que ficou tantos anos conhecida como aquela “loira gelada”, companheira de praia, futebol e churrasco com os amigos. Não que praia, futebol, churrascos e amigos sejam algo para se dispensar, mas tenham certeza que existe uma, ou várias, cervejas adequadas para cada ocasião. Seja para o verão brasileiro, bem como para climas mais amenos ou ainda, para invernos rigorosos. Sim, há cervejas que refrescam, mas há também as que aquecem, e se tratando de gastronomia, até pelo grande número de estilos em que essas cervejas se enquadram, posso dizer que não há um prato para o qual não se possa indicar uma boa cerveja.
Na Bélgica, por exemplo, a tradição de cozinhar usando a cerveja como ingrediente é milenar. A maioria dos restaurantes e bares apresentam um cardápio com seus pratos e uma carta de cervejas que quase sempre é elaborada a partir de uma proposta afinada de harmonização. 
Aqui no Brasil estamos caminhando nesse sentido. As cervejas especiais e artesanais no país já ocupam 1-2% do mercado e o Ministério da Agricultura e Pecuária já está discutindo adequações na legislação para promover a comercialização das boas cervejas provenientes de cervejarias menores.
Ou seja, há um enorme mercado que pode ser explorado para aumentar a participação dessas cervejas especiais, e isso implicará, consequentemente, na contratação de profissionais formados como Sommeliers de Cervejas, para atuar como consultores em bares, restaurantes, criando cartas de cervejas e de harmonização, treinando a brigada de serviço para um atendimento mais profissional e adequado, trabalhando ao lado de Chefs de Cozinha na criação de pratos que utilizam cerveja como ingredientes, na atuação junto aos grandes importadores e distribuidores ou até nas grandes cervejarias em várias áreas, entre tantas outras possibilidades.
Não há como não ver com extremo entusiasmo essa profissão que vem se consolidando em progressão geométrica. Este é o momento da cerveja, tanto no Brasil, como no mundo


Luiz Antonio Caropreso  • Formado em Sommelier de Cervejas, pela parceria Senac/Doemens Academie. Docente do título Sommelier de Cervejas do Senac Penha e consultor na área de gastronomia e de cervejas.

 

Voltar