FOTOS

Aspectos psicológicos das cores em eventos



Segundo Jung, “As cores exprimem as principais funções psíquicas do homem, ou seja, pensamento, sentimento, intuição e sensação”.
 A cor é sem dúvida o código visual mais importante de comunicação, devido a sua influência sobre os indivíduos, suas emoções e seu processo cognitivo, traduzindo o estado de ânimo das pessoas e a maneira como gostariam de ser vistas.
Quando falamos sobre sua expressividade, seu ritmo, seu movimento e a influencia que pode transformar, animar, acalmar, promover mudanças no ambiente, podendo alterar a comunicação, as atitudes e o comportamento das pessoas presentes em um evento.
A cor é uma linguagem que faz afirmações a nosso respeito, mas quando vamos escolher as cores para qualquer evento temos que levar em consideração alguns itens técnicos:
Que tipo de evento será realizado no espaço?
Social, festivo ou corporativo.
Quanta luz ele recebe?
Em ambientes internos necessitamos de luzes artificiais e temos que ficar atentos que quando usamos lâmpadas amareladas (incandescentes) necessitamos de cores violeta e azul na decoração para neutralizar esse amarelão que cansa muito rápido, tornando o ambiente monótono e quando usamos lâmpadas frias (fluorescentes) as pessoas tendem a ficarem mais pálidas que o normal, então usamos as cores vermelho e azulados para essa neutralização da palidez.
Você quer basicamente um ambiente quente ou frio nesta área?
Ponderamos em que estação do ano estamos; se no inverno usamos cores quentes, se no verão usamos cores frias para o conforto dos convidados.
Você está diante de um ambiente vivo e estimulante, ou calmo e tranquilo?
Cores quentes (vermelhos, amarelos e laranjas) tornam os ambientes mais alegres e informais, enquanto que as cores frias (verdes, azuis e violetas) dão ao ambiente um aspecto tranqüilizante e formal.
O teto é alto ou incomumente baixo?
Espaços altos: Para rebaixar a altura do pé direito, pinte o teto da mesma cor das paredes ou um tom mais escuro para um rebaixamento maior.
Espaço baixo: Para aumentar a altura do pé direito, pinte o teto com uma cor mais clara que as paredes ou branco.
Você quer ampliar o tamanho deste aposento ou fazer com que ele pareça menor?
Espaço estreitos: Para que o ambiente pareça mais amplo, utilize uma cor pastel ou brilhante nas paredes e teto. Ao pintar uma das paredes menores com um tom mais escuro o ambiente parecerá menos estreito.
Espaço amplo: Para reduzir ambientes amplos, recomenda-se pintar o ambiente todo ou duas paredes (uma de frente para a outra) com um tom mais escuro.
A escolha das cores pode estar unida a mais detalhes como: flores, estação do ano, local, ambiente fechado ou aberto, horário e simbolismo da cor.
 SIGNIFICADO DO AMARELO   
É a cor quente, associada ao verão, intensa, ideal para chamar a atenção, ilumina e descontrai, transmite alegria e um ambiente cheio de vida.
Pode ser utilizado em áreas de acesso para salões sociais e recomendado para climas frios. O importante é dosar as proporções para quebrar a monotonia, usada em excesso, tornam as pessoas irresponsáveis, volúveis e egocêntricas.
SIGNIFICADO DO AZUL
A cor azul é a mais fria das cores frias; acalma e traz clareza mental, produz afetuosidade, paz de espírito, segurança e promove a saúde emocional.
Ideal para salas de espera e spas, pois diminui a percepção do tempo e o apetite. Dá-nos a sensação de espaço, podendo decorar um ambiente da festa separado da pista de dança, como o cantinho do descanso. Usado em demasia, pode fazer com que as pessoas fiquem indiferentes, retraídas e com sono.
SIGNIFICADO DO BRANCO
Realça todas as cores por ser uma cor sofisticada, deixa o ambiente mais clean e fica ótima em espaço pequeno, pois cria a ilusão de ampliar espaços.
Ele representa a claridade, o vazio, o descanso, pureza, paz, sinceridade, liberdade e promove o equilíbrio interior.
Uma festa onde o branco impera, principalmente em casamentos transmite um aspecto de harmonia, mas é bom combinar com elementos de outra cor, para quebrar um aspecto “frio” e “vazio” no ambiente.
SIGNIFICADO DO LARANJA
A cor laranja agrada por si só, transmitindo confiança e alegria, que significa movimento e espontaneidade, é cor das pessoas que crêem que tudo é possível, indicada para quem tem uma festa com bastantes convidados, pois proporciona um ambiente confortável, transbordante em alegria.
Aumenta o apetite e estimula o paladar, se tornando o ideal para redes de Fast-food, lanchonetes e restaurantes.
SIGNIFICADO DO VIOLETA
Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico, transmite a sensação de elegância e respeito, pensamento reflexivo e místico, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico e a cura dos níveis físico, emocional e mental. 
É perfeita para a decoração de um casamento pequeno ou uma festa íntima, feito com amigos e familiares mais chegados, transmitindo um sentimento acolhedor.
SIGNIFICADO DO ROSA
Perfeita para criar um ambiente romântico e intimista, significando amor, romance, sensualidade e beleza feminina, transmitindo delicadeza, carinho, inocência, amor e generosidade.
Ideais para eventos que tem na sua maioria pessoas idosas, pois não vai permitir que fiquem apáticas, ao contrário, vai causar com que essas pessoas fiquem mais ativas e vigorosas.
Utilizada para casamentos de manhã, à tarde e à noite e não possui restrições quanto a horários e locais de cerimônia.
SIGNIFICADO DO VERDE
É uma cor que nos acalma e está associada com a juventude e a auto-estima; ajuda-nos a fluir com os acontecimentos, dando uma sensação de liberdade e fluidez e revelando alguém preocupado com o bem-estar coletivo.
Para aniversariantes e noivos com personalidade calma e que gostam de ajudar os outros, excelente para casamentos ao ar livre, pela manhã. Em excesso estimula orgulho, a presunção e a arrogância.
SIGNIFICADO DO VERMELHO
É a cor da paixão e do sentimento, simbolizando o desejo, requinte, liderança, força, virilidade e dinamismo. Fortalece o corpo, o impulso sexual, força de vontade, conquista a liderança.
É exaltante e até enervante, quando usado em excesso simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder, tornando a pessoa agressiva e briguenta; simbolizando perigo, destruição, raiva, guerra.
Locais como teatros, restaurantes, bares e cassinos podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo.
SIGNIFICADO DO PRETO
O preto é pesado e imóvel, concentra tudo em si mesmo, uma cor autoritária e dominante, representando força, sedução e mistério.
Preferidos por casais organizados, discretos e que apreciam o silêncio, ideal para o inverno, ou para regiões serranas, oferecendo resultados chiques e elegantes quando bem usado. O excesso pode nos deixar indiferentes, inacessíveis e prepotentes ao extremo.
Reagimos à cor por diversos motivos: pelas nossas lembranças, pela maneira com que criamos o mundo e idealizamos as coisas.
Então que venha as mais bonitas cores ao nosso encontro!!!


Cida Lopes • Gestora/Produtora de Eventos • MBA em Hospitalidade • cida.aparecida.lopes@gmail.com

 

Voltar