FOTOS

Dicas para comprar uma coifa



Este equipamento, que sempre foi muito comum nos restaurantes e cozinhas industriais, ganhou espaço nas casas devido a sua praticidade. A coifa retira e filtra o ar e a fumaça do ambiente, eliminando a gordura e os odores.

 Coifa x Depurador de ar

Se trata do mesmo aparelho, porém com diferença na filtragem e renovação do ar

Antes de escolher, é importante entender a diferença entre uma coifa e um depurador de ar.

A principal diferença está na performance, na potência, sucção e estética entre os modelos.

O Depurador (sem saída externa) puxa o ar, filtra-o através de carvão ativado, o ar se renova e volta para o ambiente . Para essa função a troca dos filtros de carvão de 6 em 6 meses é de suma importância.

A Coifa (Com saída externa) requer cuidados na instalação para que a performance seja perfeita e não atrapalhe a sucção da mesma. Necessita de furo para que o ar seja expelido para fora da residência, por meio de dutos.

Na hora da compra, deve-se levar em consideração a frequência de uso do produto. Se for um uso mais contínuo e com maior nível de frituras, recomenda-se a função coifa por seu maior desempenho.  

A sucção ideal para um bom funcionamento é á partir de 1000 m³/h.

 Preocupação com a instalação

Há alguns cuidados e detalhes quanto ao local de instalação que devem ser observados na hora da montagem do produto.

É necessário respeitar a distância entre o fogão e da coifa recomendada entre 65 à 75 cm. Essa distância é necessária para evitar danos ao produto e perda de eficiência de sucção.

O ponto de energia deve ficar longe da chama do fogão, em media à 2,20 do piso centralizado no eixo do fogão dentro do duto de inox, para que o fio não fique aparente.

Manutenção e limpeza da coifa

Ao limpar a coifa, é preciso utilizar produtos neutros, como detergente ou sabão de coco, flanelas e esponjas macias.  E um produto especifico para inox para manter o brilho. Uma limpeza incorreta pode danificar a superfície do produto e até mesmo perder a garantia por serem produtos abrasivos. 

os filtros metálicos devem ser limpos sempre que houver acúmulo de gordura e oleosidade, recomenda-se 1 vez por semana.

Os filtros de alumínio ou metálicos podem ser lavados em máquina de lavar louça à temperatura baixa e no ciclo curto. Vale lembrar que ao serem lavados na lava-louças, os filtros de gordura metálicos podem descolorir, porém a capacidade de filtragem permanece inalterada;

 Opções de modelos e marcas

Modelos - O consumidor tem diversos modelos à sua disposição. Coifa de parede, coifa de Ilha, design dos mais simples aos ousados que incorporam e acrescentam na beleza e suavidade da sua cozinha.

Marca – Este deve ser o maior cuidado ao escolher uma coifa, algumas marcas comercializadas principalmente em Home Centers e Internet não possuem qualidade suficiente no que se diz respeito á acabamento, garantia e principalmente poder de sucção.

Por este motivo o ideal é procurar uma loja especializada que seleciona os melhores fornecedores e garante ao consumidor satisfação tanto na hora da compra como no pós venda. Pois de fato, há uma grande preocupação no resultado final.

Escolha você também este item que certamente fará toda a diferença em sua Cozinha, trará suavidade, beleza, modernidade. Transforme sua Cozinha em um ambiente puro sem odor e gorduras!

 

Voltar