FOTOS

O Poder de Decisão

“O homem nasce para viver, e não para ser preparar para viver.”
Boris Pasternak


A vida é feita de decisões, decidimos acordar e vivermos cada dia, feliz ou não, dependendo de nossas crenças. As crenças podem ser enfraquecedoras ou fortalecedoras, levando-nos sempre a algum caminho. Só percebemos o caminho que estamos seguindo através de nossos resultados.

Nossas crenças norteiam quais decisões tomaremos; a todo minuto do dia tomamos decisões: o que pensamos determina nossas emoções e ações com as quais nos sentimos bem ou mal.

Conhecer e reavaliar nossas opiniões, certezas e crenças nos dão o poder de modificá-las; são ações que podem alterar positivamente nossos resultados, se eles não estão nos levando onde queremos chegar.

As perguntas para identificarmos onde estamos são:

• Onde estou?

• Onde quero chegar?

• Como vou chegar onde quero?

• Quais atitudes devo ter e manter para que meu objetivo possa ser alcançado?


Todas as nossas decisões a curto, médio e longo prazo são escolhas que fazemos diariamente, a partir do que pensamos e sentimos e por fim as atitudes que tomamos.

O mais importante é não ter medo de errar, afinal estamos evoluindo e a cada vez que utilizamos o nosso poder de decisão, mais ele se exercita e nos capacita a assumir de vez as rédeas de nosso caminho.

A todo o momento em nossa vida decidimos; Decidimos quem somos, se controlamos nossa vida ou deixamos o ambiente nos controlar.

Cada palavra que é parte do nosso vocabulário diário influencia nossos pensamentos e conseqüentemente nossas atitudes
.
Costumo dizer que a vida é um cinema de shopping, com vários filmes a escolher: comedia, drama, terror, aventura... Utilizamos nosso poder de decisão a fazer parte de uma tragédia ou uma comédia.

Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve... Tomemos por exemplo que você vá a uma agencia de viagens e peça uma passagem dizendo que quer viajar. Se você não souber para onde quer ir qualquer passagem servirá. São as nossas decisões de hoje que nos levarão ao nosso destino.

As mesmas respostas às antigas perguntas não nos farão mover um centímetro em busca ao nosso destino, são as respostas e ações diferentes que nos trarão novos e satisfatórios resultados.

Nossa vida muda no instante em que tomamos uma nova decisão coerente e empenhada.

O importante não é onde estamos e sim as decisões que tomamos sobre o que estamos determinados a alcançar.

Como criar o poder de decisão que nos levará ao nosso melhor:

1 – Decidir o que desejamos;

2 – Agirmos;

3 – Verificarmos o que funciona ou não, e ao identificar, mudar de estratégia, de velocidade, mas não a direção;

4 – Mudar o enfoque ate alcançar o que queremos.


Atingir um objetivo que não temos e tão difícil quanto voltarmos de um lugar que nunca fomos.

Se tomarmos uma decisão e agirmos, inevitavelmente, teremos sucesso, porem alguns inimigos do nosso poder de decidir, podem aparecer, assim que aparecerem elimine-os. 

São eles:

• Procrastinação (adiamento): o oposto da decisão é o inimigo comum, que todos nós temos que vencer;

• Importar-se com a opinião dos outros não nos leva a lugar nenhum. Guiar-se pela sua própria opinião leva ao sucesso;

• E por ultimo, conserve os olhos e ouvidos bem abertos e a boca fechada, pois a sabedoria verdadeira se percebe, pela modéstia e pelo silencio.


 

Voltar