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Verão e Exercício Físico para todas as idades



Chegou a estação mais esperada do ano. Sol, praia, calor... época de usar poucas roupas e ficar a vontade, sua chegada traz alegria disposição e bem estar para todos. Junto com isso vem uma grande preocupação com a estética, na busca por um corpo escultural muitas pessoas acabam recorrendo a métodos milagrosos como dietas, medicamentos e exercícios físicos todos sem acompanhamento profissional. 

A prática de exercícios físicos quando bem orientado por um Educador Físico juntamente com uma alimentação e hábitos saudáveis pode trazer grandes resultados. Pois além de manter a boa forma, pode auxiliar para a saúde do corpo. Algumas atividades são mais indicadas para cada faixa etária.  

CRIANÇA


A criançada está a mil por hora com a volta às aulas, período perfeito para incluir uma atividade física na rotina do pequeno. Alguns colégios oferecem atividades extracurriculares na área esportiva, perfeito para pais com falta de tempo, e academias que levam a criança a conhecer novos ambientes e fazer novas amizades.
A infância é a principal fase para o desenvolvimento das habilidades básicas como correr, saltar, lançar entre outras. É muito importante deixar a criança se movimentar bastante durante o dia, como brincar no playground da praça, na hora do recreio da escola e até mesmo em casa. Se os pais entrarem na brincadeira com os filhos ajuda no desenvolvimento motor da criança e fortalece os laços entre pais e filhos. Além disso ajuda à criança a ter um desempenho melhor nos estudos auxiliando na concentração. Para essa idade as atividades mais indicadas são: natação, artes marciais, atividades ligadas a dança e dependendo da idade esportes coletivos como o futebol.
Lembrando que a criança deve fazer a modalidade esportiva que mais gosta. 

ADOLESCENTE

Mundo complicado dos adolescentes, vestibular, indecisões e preocupação com a aparência física.
Nessa fase o adolescente está focado nos estudos, assim passando boa parte do dia estudando. Em seus momentos livres aproveitam para utilizar as redes sociais, assim ficando horas e horas na frente do computador. Portanto o nível de atividade física do jovem muitas vezes é baixo, atrapalhando na saúde e deixando o jovem desanimado por conta da aparência física e trazendo insegurança com relação ao corpo. O exercício físico auxilia na autoestima, no comportamento, na concentração e melhora o fluxo de sangue para o cérebro, aumentando a disposição.  

Esportes coletivos como futebol, voleibol e basquetebol são muito bem vindos para trabalhar o social e o companheirismo. Lutas e artes marciais como Capoeira, Boxe, Judô, Jiu-Jitsu,  Kung Fu entre outras, quando bem orientadas por mestres e professores são ótimos para melhora da disciplina, autocontrole, paciência e respeitar o próximo. A musculação bem orientada por um profissional de Educação Física, fará com que o adolescente tenha um desenvolvimento normal, com as articulações, músculos, ligamentos e ossos bem fortalecidos. 

Os pais devem conhecer essas modalidades e conversar com o profissional de Educação Física para esclarecer possíveis dúvidas. 

ADULTO 

No verão todos querem um corpo sarado para deixar aquelas gordurinhas de lado, para isso é fundamental investir nos exercícios aeróbios como corrida, ciclismo, natação e aulas de ginástica adicionados a musculação para uma musculatura forte e saudável. 

O treinamento aeróbio emagrece e traz diversos benefícios ao nosso organismo como melhoras no sistema cardiorrespiratório, diminuem o risco de várias doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, melhora o nível do colesterol bom (HDL), combate a depressão, melhora o sistema imunológico e a qualidade do sono. A musculação acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura após os exercícios por isso é indicada tanto para pessoas magras que querem ganhar massa muscular quanto para aquelas que querem apenas emagrecer.

A combinação dos treinamentos (aeróbio e musculação), uma boa alimentação e hábitos saudáveis são essenciais para quem quer obter ótimos resultados.    

IDOSO

No processo de envelhecimento o corpo fica mais debilitado e levemente fragilizado devido à perda de massa óssea e muscular, porém com a musculação pode-se manter ou aumentar a estrutura do osso e da musculatura.  Com a manutenção da massa óssea, conseguimos prevenir a osteoporose enquanto que com a manutenção da massa muscular há um fortalecimento do corpo e uma melhora no desempenho para realizar as atividades cotidianas. 

Outras atividades indicadas são a hidroginástica, caminhadas e alongamentos. Qualquer tipo de exercício físico é uma excelente forma de prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade, colesterol, hipertensão, entre outras. 

Um ambiente novo é ótimo para quem quer sair da rotina e fazer novas amizades. Quanto mais atividades físicas o idoso praticar maior é a qualidade de vida, qualidade no sono e maior a disposição em seu dia. 

VERÃO A MELHOR ESTAÇÃO PARA SE EXERCITAR

Atividades físicas são ótimas para o verão, porém vale ressaltar que a prática de exercícios físicos não devem ser exclusividade dessa estação e que para manter uma boa saúde é necessário seguir uma rotina pelo resto do ano.  

Procure um Profissional de Educação Física para indicar os melhores exercícios para seu estilo de vida, objetivo e idade. 

Dicas: 

• Faça uma avaliação médica antes de iniciar a prática esportiva; 

• Beba no mínimo 2 litros de água ao dia; 

• Ingira alimentos leves como frutas e legumes e nunca exercite em jejum;

• Realize alongamentos antes e depois dos exercícios;

• Use roupas adequadas e tênis. 

• Os exercícios físicos devem ser feitos regularmente e por toda a VIDA.  

O mais importante na escolha do exercício é que seja uma atividade que traga benefícios à saúde e bem estar.


 

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