FOTOS

Câncer de Boca

saiba como se prevenir
Ame a vida!

Todo início de ano, traçamos novas metas e desejamos novos rumos para nossas vidas. Alguns planejam adquirir novos bens, carros, casas, outros planejam mudanças estéticas, realizar a viagem dos sonhos... Mas nesta matéria convido a todos a amarem a vida! 

Antes de iniciarem estes novos projetos, incorporem novos hábitos em suas vidas, procurem prevenir-se de doenças que, descobertas precocemente por autoexames ou cuidados com o corpo e mente, permitirão que todos os demais sonhos se tornem realidade. O autoexame de boca é um meio de diagnóstico precoce para o câncer de boca. 

A incidência do câncer de boca ocupa o 5º lugar para os homens e seu diagnóstico normalmente tardio leva a óbito que, se diagnosticado precocemente, levaria á cura. 

Os maiores causadores do câncer de boca são o fumo e o álcool que, associados, aumentam 100 vezes mais o risco de incidência. O câncer de boca aparece geralmente com uma úlcera (“ferida”), que no início não dói e não tem tendência à cicatrização.

Pode se apresentar com alteração de cor (manchas brancas, vermelhas ou pretas) e aumento de volume (“caroços”, “carnes crescidas”, “bolinhas”).

 Se alguma alteração for encontrada, um cirurgião-dentista deve ser procurado para uma avaliação mais detalhada. O câncer de boca diagnosticado precocemente tem cura e o autoexame é uma das principais formas de prevenção. 

Deixar de fumar, evitar bebidas alcoólicas, proteger- se contra os raios solares (com boné, chapéu, protetor solar), eliminar fatores traumáticos na boca (próteses mal adaptadas, dentes tortos, cáries, restos, dentários), executar o autoexame periodicamente e visitar regularmente o cirurgião –dentista  são formas de nos prevenirmos contra o câncer de boca.
Autoexame da Boca

Procure um espelho em um local bem iluminado e, após retirar próteses ou aparelhos removíveis, verifique todas as regiões da boca. 

Lábios, língua (principalmente as bordas), assoalho (região em baixo da língua), gengivas, mucosa jugal (“bochecha”), palato (“céu da boca”), tonsilas ou amígdalas. Todas as regiões devem ser examinadas!

Prezados leitores, amigos e pacientes, as lesões de boca assim como muitos males quando diagnosticados precocemente evitam graves intercorrências em nossas vidas. 

Procure informar seus amigos, parentes e compartilhe o bem da informação. Faça o autoexame periodicamente, assim como procure seu dentista com regularidade.  A condição gengival (tártaros e placa bacteriana), restaurações antigas, próteses mal adaptadas e falhas na dentição são as situações mais encontradas e de pronta resolução. Repensem seus antigos hábitos e avaliem quantos sonhos estão te esperando para se tornarem realidade. Ame a vida... Cuide de sua saúde...  

Um grande abraço 


 

Voltar