FOTOS

“Qual Câmera devo Comprar ?”

Caros leitores, a partir de hoje,  estarei  aqui com vocês falando sobre fotografia nesta coluna, que  também servirá como um canal para que o leitor esclareça suas dúvidas  sobre o assunto.

Vamos dar dicas, esclarecer dúvidas e ajudar na hora de adquirir o equipamento ideal para cada caso, desde como escolher uma boa câmera fotográfica para amadores que curtem fotografar até ajudar aqueles que querem  fazer da fotografia um hobby.  Vamos falar sobre a utilização de equipamentos mais sofisticados, de como solucionar problemas na hora da foto, dar dicas de efeitos e truques  interessantes e como utilizar de maneira eficiente as várias fontes de luz disponíveis  em cada situação para obter lindas fotos.

Pessoas que desejam ingressar profissionalmente nessa área também poderão esclarecer suas dúvidas e obter informações sobre cursos e equipamentos. Para tanto basta enviar suas dúvidas para: fotografe@citypenha.com.br. A escolhida será comentada e esclarecida aqui na nossa coluna.

Este mês vou esclarecer o que talvez ao longo desses 26 anos de profissão tenha sido a dúvida mais recorrente e também a mais  importante: “QUAL CÂMERA DEVO COMPRAR ?”

Primeiro de tudo temos que entender  que cada tipo de situação exige um tipo de equipamento adequado, porém vou falar em termos gerais  para aquelas pessoas que querem uma câmera para fazer sua fotos em festas de família, viagens  ou em  situações cotidianas. 

REGRAS BÁSICAS NA HORA DE ESCOLHER SUA CÂMERA

- A CÂMERA
 Dê preferência  para as que possuam tradição no mercado, embora nem sempre  isso seja uma garantia de um bom produto, mas adquirir uma câmera de um fabricante que está há muitos anos neste mercado minimiza esse risco.

- A PROCEDÊNCIA
Jamais compre equipamento de procedência duvidosa,  desconfie de preços muito fora da realidade. As famosas réplicas podem te trazer tristes surpresas.

- O VISOR  (LCD)
Opte por câmeras com visor LCD com a maior dimensão possível, pois na hora da conferência sua visualização será muito melhor, principalmente durante o  dia.

- O ZOOM
A capacidade de zoom de sua máquina também é muito importante, porém  não se iluda com o zoom digital.  Somente o zoom óptico ( aquele obtido pela lente) deve ser considerado, ou seja, quanto maior o zoom óptico, melhor.

- O FLASH
O flash  deve ser observado com cuidado,  deve produzir uma luz abrangente  e homogênea, via de regra, desde que dê boa qualidade,  quanto maior melhor.

- A RESOLUÇÃO
Segue de forma geral a regra de que  quanto mais mega pixel  melhor a qualidade da imagem, portanto se for um critério de desempate escolha a que possuir o maior número de megapixel.

- O TAMANHO
Vale lembrar que embora as câmeras menores  sejam mais  práticas na hora de levar para qualquer lugar,  geralmente possuem limitações, principalmente quanto  ao zoom óptico e a potência do flash.
É isso aí pessoal, espero que as dicas possam ajudar todos  na hora de adquirir sua  próxima câmera fotográfica.


 

Voltar