FOTOS

Desenvolva sua Comunicação

O medo de falar em público é um dos maiores da humanidade, entretanto é um desafio que quase todas as pessoas, em algum momento, terão que enfrentar em suas vidas. Na escola e na faculdade, com uma apresentação de trabalho, ou na vida profissional, em reunião ou apresentação de projeto. 

Lógico que o medo acaba acarretando inúmeros problemas de comunicação. Em decorrência dele, algumas pessoas falam baixo ou alto demais, ficam artificiais, agressivas, desarticuladas, aceleram a fala, ou diminuem até permanecer numa monotonia, enfim, sentem-se desconfortáveis e incompetentes para falar diante de um grupo de ouvintes.

Para aprender a falar em público e perder o medo, muitas pessoas procuram cursos que ensinem técnicas para uma boa oratória. Reuni aqui algumas dicas que o ajudarão a se sair bem em algumas situações:

POSTURA APROPRIADA

O corpo fala. Movimente-se, se isso for possível, mas faça isso com objetivo. Por exemplo, para destacar algo na apresentação ou para manter a atenção de parte do auditório que estiver disperso.

IDENTIFIQUE OS QUE O ESCUTAM

Procure identificar o nível de conhecimento daqueles que estão ouvindo, até que ponto sabem sobre o assunto da apresentação.

EVITE MUITOS ASSUNTOS

Evite falar o desnecessário, abordando vários assuntos. 

USE PALAVRAS COMPREENSÍVEIS

Ao falar escolha palavras simples, encaixe o assunto dentro de um vocabulário facilmente identificável pela maioria dos que o escutam. 

RITMO

A velocidade na qual transmitimos nossas ideias não deve ser tão rápida ao ponto de poucos nos acompanharem, nem deve ser lenta tornando a oratória cansativa. 

PREPARE-SE

Para falar a matéria apresentada deverá ser de seu total conhecimento.

USO CORRETO DA LINGUAGEM 

Uma escorregadinha na gramática, talvez não chegue a prejudicar sua apresentação. Porém, erros maiores podem ser bem prejudiciais. 

COMEÇO, MEIO E FIM 

Anuncie o que vai falar, fale e conte sobre o que falou. 

Vale ressaltar que, o falar bem vai além de técnicas, a pessoa precisa primeiramente se conhecer. As pessoas devem desenvolver e aprimorar a sua oratória, independente da sua área de atuação, pois a comunicação é fundamental para se estabelecer qualquer vínculo.

Em sua próxima apresentação procure colocar essas dicas em prática e descubra como ficará muito mais fácil abordar qualquer tipo de tema. Boa sorte e sucesso!


 

Voltar