FOTOS

Coaching:

Uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.



Estamos inseridos em uma realidade onde a evolução é constante, a tecnologia avança a passos largos e quem não acompanha essa evolução está sujeito a ficar para trás. Há duas décadas quem imaginaria que ocorreria uma revolução em nosso sistema de comunicação, saímos de uma realidade onde um telefone residencial tinha o preço de um carro para uma realidade onde temos mais de 250 milhões de celulares ativos. Hoje temos mais celulares do que pessoas dentro do nosso país!

Nos últimos anos países que eram conhecidos como exemplos de prosperidade sofreram crises avassaladoras e tiveram seus nomes ligados à recessão, desemprego e dívidas. A verdade é que o mundo está em constante mutação e somos obrigados a nos adaptarmos rapidamente a essas mudanças.  Por esta razão existem várias pessoas que se sentem estressadas, sem rumo, sem foco e não conseguem chegar a lugar algum.

Além disso, o ser humano tem a necessidade de superar-se tanto no âmbito pessoal quanto profissional e desempenhar estes papeis com excelência não é uma tarefa fácil, são em situações como essa que o coaching contribui de forma efetiva, acessando as potencialidades máximas do indivíduo e com isso desenvolvendo foco, estratégias, motivação, habilidades e competências necessárias para o alcance de objetivos.

O que é e o que não é coaching?

O coaching é um processo de desenvolvimento humano que tem como principal foco elevar os níveis de desempenho de pessoas, times e organizações, em prol do alcance de objetivos pré-definidos e por meio de técnicas cientificamente validadas.

Para que ocorra um processo de coaching é necessário um coach, que é um profissional capacitado por meio de cursos de formação na área e de um coachee, que é um cliente que deseja alcançar um objetivo.

Diferente de um treinamento o processo de coaching não tem como objetivo ensinar nada ao coachee e sim ajudá-lo a aprender com as suas experiências. Esse aprendizado ocorre por meio de técnicas e de perguntas poderosas que geram autorreflexão e autoconhecimento, aumentando a percepção do coachee em relação si próprio e em relação ao mundo.

Um processo de coaching também é diferente de terapia porque não trabalha a resolução de questões do passado e não trata de distúrbios, na verdade o foco do coaching é sempre o futuro, a realização de sonhos e objetivos que são bem definidos no início do processo.

Benefícios do processo de coaching

Um processo de coaching pode ser utilizado para o alcance de objetivos pessoais, como perda de peso, aquisição de bens materiais e a organização de um casamento, e para objetivos profissionais como promoções, mudança de emprego e abertura de negócio próprio.

E para que seja possível atingir o objetivo final ocorre um aumento de desempenho em todas as áreas da vida do coachee, isso porque o coaching é capaz de proporcionar autorreflexão e autoconhecimento. E quando conhecemos mais sobre nós mesmo, passamos a entender a necessidade de eliminarmos os comportamentos improdutivos e de nos tornarmos mais flexíveis com tudo a nossa volta. Isso reflete diretamente na comunicação e nos relacionamentos com as pessoas tanto no ambiente familiar quanto no profissional.

Um dos benefícios mais percebidos é o aumento dos níveis de energia e motivação, que são consequências do estabelecimento de um objetivo claro e de estratégias viáveis para alcançá-lo. Quando existe a certeza de onde se quer torna-se muito mais fácil superar as barreiras e os bloqueios, porque temos o entendimento de que se trata apenas de algo a ser superado em prol do objetivo final.

As pessoas que passam por um processo de coaching tornam-se mais realizadas, conseguem controlar as suas emoções e não permitem se estressar por dificuldades encontradas no dia a dia. Fazer coaching é levar a vida de maneira mais leve e ser muito mais feliz!


 

Voltar