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Exagerou nas Festas de Final de Ano?
É hora de correr atrás do prejuízo e voltar para uma alimentação mais saudável



É difícil manter uma dieta regrada e conter as tentações diante dos saborosos e calóricos pratos das festas de final de ano. Portanto, o mais indicado é render-se a essas delícias com moderação. Não é necessário passar vontade ou deixar de saborear as diferentes preparações, desde que seja em pequenas quantidades, dando preferência para os alimentos mais leves e que já fazem parte do dia a dia. 

 “O ideal é que os excessos sejam evitados, quando não, é indicado fazer refeições pequenas e leves nos próximos dias. Preferir os alimentos naturais como, frutas, legumes e verduras e abusar dos líquidos”, orienta a Supervisora de Gastronomia e Nutrição Fátima Corradini do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Segundo a nutricionista, o panetone, apesar de muito calórico, não é necessário tirá-lo do cardápio. Ele pode ser consumido moderadamente, por exemplo, substituindo o pão francês no café da manhã. Já o lombo e chester são carnes bem magras e contribuem para um cardápio menos calórico, enquanto o pernil já é mais calórico e deve ser consumido em pequena quantidade. 

As frutas cristalizadas são mais calóricas do que as frescas, e podem ser substituídas ou consumidas em pequenas porções. Gelatinas em diversas preparações são alternativas criativas para contornar os doces. Oferecer um banquete de frutas na ceia sempre é uma opção saudável e econômica.

Passado o período das festas e confraternizações, é hora de começar o ano com o pé direito e voltar à rotina saudável, livre dos excessos cometidos. “Sucos de fruta a base de água de coco são uma boa opção para desintoxicar, além de refrescantes, são nutritivos. Algumas receitas sugerem verduras como couve ou até mesmo beterraba ou cenoura, que misturados a diversas frutas, enriquecem, dão cor e sabor aos sucos. Mas o líquido é o ator principal na tarefa de desintoxicar, sem deixar de ingerir água, que é fundamental”, afirma a nutricionista.

 Para recuperar a forma e gastar as calorias não desejadas, basta voltar a ter uma alimentação balanceada, reduzir as quantidades e praticar exercícios físicos. O verão favorece o consumo de alimentos mais leves, digeridos facilmente e evitam desconfortos intestinais. 

 Já para quem extrapolou também na bebida alcoólica, é indicado evitar alimentos ricos em gorduras, que sobrecarregam o fígado, ocupado em metabolizar as toxinas ingeridas na alimentação pesada.

 DICAS ESPECIAIS paras as próximas ceias: Não fique sem comer durante o dia, esperando para se esbaldar na hora na ceia. Coma o necessário, principalmente porque a ceia acontece poucas horas antes de dormir e, além de atrapalhar o sono, pode engordar.

 Não prepare comida em exagero para que os pratos não sobrem. Repetir o cardápio pesado em outras refeições torna mais difícil o reequilíbrio do corpo.


 

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