FOTOS

Diversão de gente grande



Quem não se encanta ao deparar com uma replica perfeita em miniatura de aviões, carros, barcos, trens e personagens marcantes que já habitaram o imaginário de todos nós.

E este é um hobby que vem crescendo em número de adeptos por todos os cantos da cidade. A cada dia surgem opções mais fantásticas, com detalhes impressionantes de tão realísticos levando um grande contingente de pessoas a se tornar colecionadores aficionados.

“O modelismo pode ser definido como a arte e o entretenimento de montar replicas, em escala, de objetos reais tais como carros, aviões, edifícios, etc.” explica Erivan C. Ferreira da Hobby Mix loja especializada em modelismo, ferromodelismo e colecionáveis localizada no Shopping Penha.




Uma das áreas mais populares dentro do modelismo é o Plastimodelismo, onde as miniaturas são montadas a partir de kits plásticos, com o objetivo de exposição estática.
“No Plastimodelismo os kits são fabricados pelo processo de injeção de termoplásticos usando como matéria-prima o poliestireno. Esses kits sempre são acompanhados de um manual com instruções de montagem, de pintura e com folhas de decalque de ilustrações e insígnias” explica Erivan.

A montagem é feita com uma cola especial e para pintura utilizam-se pincéis de cerdas super macias e/ou aerógrafo, um tipo de mini pistola de pintura, sempre com tintas específicas para plastimodelismo que podem ser solúveis tanto em água ou solventes químicos.




“Algumas técnicas de envelhecimento dos modelos podem também contribuir para um verdadeiro realismo. Detalhes de fuligem, ferrugem, lama, neve e outros, podem ser feitos com o uso de diversos materiais e tintas guache” ensina Erivan.

Há também os kits chamados "snap", que não necessitam de cola para a união das peças e em geral vêm pintados de fábrica e possuem marcações de simples aplicação.
Quase todos os kits são fabricados obedecendo a uma escala. Quanto maior a escala, mais detalhados são os kits.

Os primeiros kits plásticos foram fabricados pelas empresas britânicas Frog e Airfix na década de 1950. Fabricantes americanos como Revell, AMT e Monogram ascenderam no mercado na década seguinte, assim como a francesa Heller SA na Europa. A partir da década de 1970, fabricantes japoneses como Tamiya e Hasegawa dominaram o mercado e se tornaram sinônimo de tecnologia e qualidade. Outras empresas do leste europeu, Rússia, China e Coréia do Sul têm ganhado notoriedade no mercado com seus Kits.

Outra vertente de grande destaque para os adeptos do modelismo é o ferromodelismo, ferreomodelismo ou modelismo ferroviário.



“Este hobby consiste na construção de modelos em escala reduzida, de veículos e estruturas ferroviárias que inclui trens, bondes, automotrizes, cenários, e muito mais, chegando a ser construídas “grandes cidades” em miniatura por onde os trens circulam”, destaca Erivan.

Os primeiros trens em miniatura foram construídos por relojoeiros alemães entre 1850 e 1856 utilizando mecanismos de corda. A primeira maquete ferroviária foi construída para o filho do imperador Napoleão III em Saint Cloud, perto de Paris. Tinha o circuito "em forma de oito", com locomotiva movida a "vapor vivo", puxando quatro vagões em trilhos com bitola de vinte centímetros.
Hoje o Ferromodelismo opera com peças em escala reduzida, mas com um alto grau de realismo em todo o cenário que compõem as montagens.

Não podemos deixar de dar destaque também para as replicas chamadas de “colecionáveis”.



“As peças denominadas colecionáveis são replicas com alto grau de realismo de personagens de filmes, quadrinhos, desenhos, livros, fabricados em vários tipos de materiais” ensina Erivan.

Para os colecionadores uma das grandes preocupações com suas peças está na conservação das mesmas e um dos grandes inimigos é a poeira, pela dificuldade e risco de ficar constantemente limpando a peça com espanador ou pano, por isso na maioria das vezes se opta por deixar as peças expostas em caixas de vidro, afinal não são brinquedos, são itens de coleção.

Para quem já é um aficionado ou quer conhecer esse universo a Hobby Mix do Shopping Penha é uma grande opção, com muita variedade, novidades e produtos de alta qualidade com preços competitivos, vale a pena conferir.


 

Voltar