FOTOS

Competência

 

Já disseram “Quem não tem competência, não se estabelece”.

Será mesmo dessa forma que devemos entender sobre o assunto? Este ditado enseja ao entendimento de que devemos prestar bem a atenção, para fazê-lo valer.

Ter a competência para desenvolver a capacidade em gerir um negócio.

Pode também ter a competência na capacidade em proferir uma boa palestra. Quem escreve sobre um determinado assunto, se tiver a competência e muito conhecimento sobre o tema, poderá até escrever um livro sobre a matéria, se for do seu domínio.

Por outro lado, se a pessoa não tem competência em assumir determinada responsabilidade, é porque não é de sua alçada. Não a compete falar sobre esta matéria, devido ao cargo ou atividade que desempenha.

Por sua vez, um empresário precisa ter muita competência em dirigir uma empresa ou atividade para levar o seu desenvolvimento ao bom termo.

Também é necessário ter muita competência em administrar os Recursos Humanos, porque a legislação dessa área, que não é nada simples, depende muito do conhecimento, pela sua complexidade, pois, envolvem impostos, taxas, contribuições, seguros, sindicatos, FGTS e assim por diante.

Para obter sucesso, seja em qualquer área, é fundamental preparar-se, pesquisando e estudando sobre a matéria em que se deseja especializar.

Tudo depende em que nível de atividade deseja atuar, se profissional técnico, empresário, conferencista, montar uma consultoria, profissional liberal, ou outras áreas ou atividades.

Ter competência para escolher bons colaboradores, bons assessores, bons contatos, uma boa equipe e de confiança que tenha o mesmo perfil e que sejam otimamente prestativos, que agradem aos seus bons clientes.

Conheço um profissional consultor, cujo nome Hideichi Tokuhisa. Ele atua como consultor empresarial em Tokyo, no Japão. Em seu escritório, ele conta com mais de uma centena de consultores, atendendo as mais variadas empresas de grande porte, não só do Japão, mas em outros países do continente asiático.   Aos empresários que desejam estabelecer em outros países, seus consultores apresentam o perfil desses países, traçando antes um perfil com a situação econômica, mão de obra disponível, etc.

Veja como é importante a competência na busca do conhecimento para se estabelecer e obter sucesso. Mas, o primordial é colocar em prática todo esse conhecimento adquirido.


Por Hatiro Shimomoto • escritor, Presidente do Conselho da Organização King de Contabilidade; Hatiro Shimomoto Advocacia; TRIJAB - Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil; ABRADE - Associação Brasileira de Defesa das Empresas;  Dep. Estadual 6 mandatos. Professor, advogado e contabilista.


 

Voltar