FOTOS

Homens com barba ou lisinhos: o que as mulheres preferem?

A predominância (ou não) de pelos no rosto masculino divide a opinião das mulheres e está ligada à várias percepções de personalidade

 

A barba, esse amontoado de pelos, assim como vários outros do corpo humano, dá o que falar. É assunto de debates calorosos, de preferências bem definidas e mesmo de campanhas a favor ou contra certo estilo.

Afinal existe uma preferência entre as mulheres? Com ou sem? Modelada ou fechada? Rosto lisinho? Já se foi o tempo em que um estilo de barba era obrigatório. Hoje é raro algum grupo ou ambiente de trabalho que exija um tipo específico. Filósofos de terno e gravata e executivos de tênis e barba. Felizmente as possibilidades estão cada vez mais abertas.

Mas são mesmo as mulheres que parecem ter as opiniões mais bem definidas e quase todas sabem responder rapidamente do que gostam mais. Também é possível perceber certas inclinações se dividirmos as mulheres em grupos. Por exemplo, a maioria das mulheres entrevistadas que preferem os homens sem barba tem mais de 30 anos. Interesses pessoais e áreas de atuação profissional também influenciam uma inclinação.

Mas a conclusão é mesmo que tem gosto para tudo e não é possível definir se as mulheres amam ou odeiam a barba: hoje em dia, as opiniões são divididas, as preferências mutáveis.

Os barbudos - É possível dizer que os barbudos estão em alta no mercado. Essa é uma mudança perceptível mesmo em galãs de novelas, modelos fotográficos e artistas em geral, ou seja, personalidades masculinas que influenciam ao mesmo tempo em que são inspiradas pela moda.

As qualidades mais citadas e amadas pelas mulheres no barbudo são principalmente três: a imagem mais masculina, o ar intelectual e o roçar da barba.

Os barbados têm muitas opções a escolher: cavanhaque, bigode, costeleta e uma ampla possibilidades de modelos e desenhos, ou até mesmo de criar um estilo exclusivo. Cada uma dessas escolhas tem o poder de imprimir uma imagem ao usuário.

O contato com a pele também deve ser levado em consideração. O roçar da barba aparece tanto como qualidade quanto defeito da barba. Muitas mulheres simplesmente adoram acariciar e serem acariciadas pela barba do seu amado.

Mas também não serve qualquer barba mal cuidada e descontrolada. A preferência pelos barbados comumente vem acompanhada da ressalva de que a barba tem que ser bem cuidada e aparada.

 


Os lisinhos - Já os que preferem andar barbeados e com o rosto liso geralmente ganham a fama de mais asseados e bem cuidados. Essa afirmação é muito possível de ser válida, se levarmos em consideração que, para manter um rosto liso e sem pelos, é necessário um investimento praticamente diário para se obter um bom resultado. A barba cresce rapidamente e a depilação com lâminas não raramente causa cortes e estragos na pele.

Outro fator muito influente na preferência pelo rosto liso é que imprime aos homens uma aparência mais jovem. O rosto barbeado passa uma ideia de praticidade, limpeza, de homens ativos e preocupados com a imagem.

Os atributos que são pontos a favor da barba, acabam sendo muito parecidos com os pontos contras. A barba pinica, pode atrapalhar o beijo se avançar por cima dos lábios e pode passar uma imagem de desleixo, idade avançada e até mesmo agressividade.

 

Por Suzane Werdt


 

Voltar