FOTOS

28 de maio, Dia Mundial do Hamburguer

 

Em 28 de maio é comemorado o dia Mundial do Hambúrguer, um dos pratos mais amados e consumidos mundialmente. O hambúrguer é o principal símbolo do fast-food, e pode ser encontrado de várias maneiras, desde o modesto pão, carne e queijo, aos mais elaborados lanches gourmet.

Sua história ainda é bem controversa, com a origem mais provável no século 13 na Mongólia, mas a mais aceita é como sendo na cidade de Hamburgo, na Alemanha, tendo sido trazido para os EUA pelo imigrantes alemães. Embora os americanos não tenham sido os criadores, coube a eles acrescentar o pão a comida e dar a característica atual como lanche. Esse modelo é o que conquistou o mundo.

O hambúrguer encontrou seu primeiro grande público na feira “St. Louis World’s Fair” em 1904, que também apresentou a milhões de americanos novos alimentos como o sorvete na casquinha, algodão doce, manteiga de amendoim e chá gelado.

 


O hambúrguer poderia ter permanecido à margem da cozinha americana, se não fosse a visão de Edgar “Billy” Ingram e Walter Anderson, que abriram seu primeiro restaurante White Castle em Kansas, em 1921. Impecável em sua aparência, o restaurante rebateu a baixa reputação da carne de hambúrguer, tornando-se referência de limpeza, saúde e higiene. Seu sistema, que incluiu no local moer carne, funcionou bem, e foi a inspiração para outras cadeias nacionais de hambúrguer fundada nos anos após a Segunda Guerra Mundial: McDonald e In-N-Out Burger (ambas fundadas em 1948), Burger King (1954) e Wendy (1969).

Com ajuda dos milhões de soldados americanos que divulgaram o lanche durante a Segunda Guerra Mundial, rapidamente o hambúrguer ao estilo americano se espalhou pelo mundo através de franquias.

O hambúrguer se tornou tão famoso e querido que fez parte até de histórias em quadrinhos, o” Wimpy” ou Dudu, um dos amigos do Popeye, era maluco por hambúrgueres e teve até uma rede de lanchonete com seu nome.

No Brasil, o prato ficou popular por volta dos anos 50, quando o tenista norte-americano Robert Falkenburg abriu a primeira lanchonete Bob’s em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 1952.

Nos anos 60, as lanchonetes se tornaram local obrigatório entre os jovens, o que popularizou o sanduíche e o fez virar símbolo máximo do fast-food.

No início deste século, o hambúrguer continuou sendo sinônimo de fast-food. No entanto, somou também certo status de gourmet, já que foi aprimorado por chefs renomados e ganhou algumas receitas bastante requintadas.

Até dez anos atrás, só se comia o hambúrguer fast-food. Hoje existem receitas com temperos importados e diferentes. Você pode comer um hambúrguer de altíssima qualidade e com sabores variados. Curta esse dia. 


 

Voltar